Governo libera novos leitos de UTI para 13 estados, incluindo Minas Gerais

Saúde libera novos leitos Minas
Segundo Ministério da Saúde, a liberação é temporária (Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro)

O Ministério da Saúde anunciou hoje (23) que está autorizado o funcionamento de mais 664 novos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para tratamento da Covid no país. Dentre os estados beneficiados pela ampliação dos leitos está Minas Gerais.

Serão 650 leitos de UTI adulto e 14 leitos de UTI pediátrica. A liberação foi concedida na sexta-feira (21) e divulgada neste domingo. Segundo o ministério, a autorização é temporária para este momento da pandemia no Brasil.

Foram contemplados municípios nos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Com isso, o governo federal vai repassar quase R$ 32 milhões por mês para a manutenção dos novos leitos.

As secretarias estaduais e municipais de saúde têm autonomia para disponibilizar e financiar os leitos, mas o Ministério da Saúde disponibiliza recursos adicionais e auxílio técnico para o enfrentamento da doença, diante do atual cenário de emergência.

De acordo com a pasta, as autorizações são dadas após análise de critérios como a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e o corpo clínico para atuação em UTI.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!