Indicadores da Covid em BH voltam ao nível verde, mas Carnaval pode reverter cenário positivo

bh nível verde
Segundo o infectologista Leandro Curi, BH deve experimentar aumento nos casos nas próximas duas semanas (Reprodução/Rodrigo Clemente/PBH + Vitor Fernandes/BHAZ)

A transmissão de Covid-19 recuou em Belo Horizonte e todos os indicadores estão em nível verde. As informações são do boletim epidemiológico divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) na tarde dessa terça-feira (1º). Depois que a capital mineira presenciou um Carnaval movimentado, contudo, a situação pode piorar novamente, segundo infectologista.

O RT (Número Médio de Transmissão por Infectado) em BH estava em 0,74 ontem. Já a ocupação de leitos de UTI Covid ficou registrada em 46,3% e, a ocupação de leitos de enfermaria, 39,9%. Todos os marcadores estão no nível verde em Belo Horizonte.

Ao BHAZ, o infectologista Leandro Curi ressalta que o cenário do coronavírus na capital pode mudar nas próximas duas semanas. Ele avalia que as multidões que se reuniram no período de Carnaval serão responsáveis pelo aumento no número de casos da doença, ainda que as campanhas de imunização ajudem a conter os riscos da contaminação.

Variante ômicron é mais virulenta

“Como nas outras vezes [Réveillon e Ano Novo], a tendência é que o número de casos suba novamente. Embora a vacinação seja uma arma maravilhosa contra a doença, não é porque a pessoa tem três doses que está imune a contaminar e transmitir o vírus”, pontua Curi.

Segundo o infectologista, é necessário compreender as dinâmicas da variante ômicron para traçar previsões. “É uma cepa aparentemente menos mortal. Mas, em paralelo, é mais virulenta, infectante. Então, não ‘ganha’ na mortalidade, mas ganha no número de pessoas que contamina”, continua. “Assim, o que está em jogo é uma compensação na mortalidade direta. As chances de um infectado com sintomas leves contaminar outra pessoa, que desenvolva um quadro mais grave, ainda existe”.

O especialista também reforça que o aumento nos casos confirmados para Covid-19 na capital mineira neste mês de março estará ligado ao não uso da máscara durante as celebrações. “As pessoas cometeram o erro muito grande de aglomerar sem máscara. O resultado disso veremos nos números. É muito provável que a transmissão se acentue, causando consequentemente mais internações”.

BH aplica dose de reforço hoje

Nesta quarta-feira (2), Belo Horizonte aplica a dose de reforço para pessoas de 25 anos cuja data da segunda dose tenha completado ao menos 4 meses. Além disso, a capital tem repescagem para grupos prioritários e faixas já convocadas. Saiba mais aqui.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, 7.437 mortes foram registradas pela doença. Já são 343.054 casos confirmados e 332.314 cidadãos recuperados em BH. 3.303 seguem em acompanhamento.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!