Isolamento fez 60% dos pais se reaproximarem dos filhos, aponta estudo

pais filhos isolamento
Estudo revelou que pais e filhos estão mais conectados durante isolamento (Imagens Ilustrativas/Reprodução/Envato Elements)

Um estudo feito pela ONG Canadian Men’s Health Foundation apontou que o isolamento social, em decorrência da Covid-19, fez com que 60% dos pais se aproximassem de seus filhos. Ainda segundo o documento, os progenitores querem que isso seja o “novo normal”, mesmo após o fim da pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa foi realizada no mês de maio, no Canadá, com 1.019 pais sobre o impacto gerado pela pandemia na relação com seus filhos. Dos entrevistados, 40% disseram que a Covid-19 teve um retorno positivo no papel dos pais, sendo que 52% estão mais conscientes de sua importância como pai e 60% afirmam se sentir mais ligados a seus filhos.

Ainda no estudo, 64% relataram estar mais presentes nos momentos de refeições com os filhos, tanto para almoço quanto para jantar ou lanche. O estudo ainda revela que 66% dos pais ficaram mais companheiros dos filhos, e pelo menos metade planeja continuar fazendo isso mesmo com o fim das restrições.

“Embora as famílias tenham enfrentado estresse e desafios com a Covid-19, os pais tiveram uma oportunidade de ouro para reservar um tempo para desacelerar e se conectar com seus filhos”, disse o ministro da Saúde do Canadá, Adrian Dix, em entrevista ao site.

“Muitos pais trabalham em horário integral e viajam, e quando acaba, eles têm mais oportunidades de união, como uma brincadeira de pegar, ou fazer uma caminhada… Podemos aprender com esta pandemia de outras maneiras do que pensamos”, completou o ministro.

‘Sou grato pelo tempo extra com minha família’

Em depoimentos, os pais contam o que estão aprendendo. “Estou desempregado desde março e é estressante, mas a vantagem é que sou capaz de passar muito mais tempo com minhas filhas”, disse Dal Watson, de Burnaby.

“Sou um chef profissional e passo algum tempo na cozinha ensinando meus filhos a cozinhar. Também estamos sentados em família e comendo juntos, o que não acontecia com muita frequência quando eu trabalhava. Sou grato pelo tempo extra que tenho com minha família”, completou.

“Sabemos que a presença ativa e positiva dos pais na vida de seus filhos tem um efeito positivo no bem-estar físico e mental dessas crianças e reduz a frequência de seus comportamentos negativos”, explicou o Dr. David Kuhl, professor de medicina da UBC (University of British Columbia).

Aspecto positivo

Dr. Larry Goldenberg, presidente fundador da CMHF, falou sobre o aspecto positivo do isolamento, além de ajudar no combate ao novo coronavírus. “Se o bloqueio da Covid-19 acelera o movimento dos pais para se envolverem mais com os filhos, isso pode ser um benefício duradouro de uma trágica crise de saúde pública”,

Para completar, ele explica que o esforço deverá ser contínuo após a pandemia. “É claro, no entanto, que os pais percebem que será um desafio continuar gastando tempo de qualidade com suas famílias, uma vez que as tensões diárias de deslocamento e trabalho por longas horas voltarão em breve”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!