Juiz de Fora investiga caso suspeito de variante indiana do coronavírus

homem variante indiana em Minas
O paciente está internado no hospital Santa Casa de Misericórdia (Reprodução/Google Street View)

Juiz de Fora está investigando a possibilidade de um paciente com Covid-19 estar infectado com a variante indiana do novo coronavírus. Segundo a prefeitura do município, que fica localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, trata-se de um trabalhador que testou positivo para a doença após chegar da Índia na última semana.

De acordo com a prefeitura de Juiz de Fora, quando ele desembarcou na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o acompanhamento e monitoramento do homem assim que ele apresentou os sintomas. O trabalhador fez um teste de Covid-19, que confirmou a infecção.

“O homem encontra-se isolado dentro do hospital, com teste positivo para Covid-19”, disse o Executivo municipal, em nota (leia na íntegra abaixo). A administração informou ainda que homem está internado e isolado na Santa Casa de Misericórdia, onde passa por monitoramento do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Material encaminhado para BH

Os especialistas que acompanham o caso encaminharam o material biológico retirado do paciente para a Funed (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte, para que o sequenciamento genético seja feito. A prefeitura de Juiz de Fora informou que ainda não há previsão de quando sairá o resultado da análise.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora vacinou mais de 35% da população elegível para a imunização com pelo menos uma dose. Sendo assim, o município já aplicou mais de 240 mil doses.

Nota da prefeitura na íntegra:

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informa que está acompanhando o caso do cidadão internado na Santa Casa de Misericórdia, desde a chegada do paciente ao município.

Trata-se de um trabalhador brasileiro, residente na cidade, e que chegou da Índia na semana passada. O caso vem sendo monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a chegada do paciente ao município. A partir do desembarque, a SS realizou o acompanhamento e monitoramento, e, assim que os primeiros sintomas foram apresentados, todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática. O homem encontra-se isolado dentro do hospital, com teste positivo para Covid-19, e o material biológico já foi encaminhado para Fundação Ezequiel Dias, o Funed, para realização do sequenciamento genético. Ainda não há previsão de quando sairá o resultado.

Vale a pena destacar também, que a Secretaria de Saúde segue a campanha de vacinação com mais de 35% da população elegível já vacinada com ao menos uma dose. Já foram mais de 240 mil doses aplicadas na cidade.

Nesta terça-feira (25) pela manhã, agentes do Estado vieram acompanhar a vacinação em Juiz de Fora, e elogiaram a campanha no município. A média de vacinação da cidade continua acima das médias nacional e estadual

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!