Kit intubação: Minas distribui mais de 120 mil sedativos para hospitais

Minas distribui ampolas kit intubação
Insumos serão encaminhados para hospitais em níveis mais críticos (Arquivo/EBC)

A SES-MG (Sceretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) disponibilizou hoje (21) mais 120.135 unidades de medicamentos do chamado “kit intubação” para instituições de saúde do estado. Os insumos serão enviados para os 127 hospitais com mais necessidades no momento.

Os medicamentos dos kits servem para ajudar os pacientes da Covid-19 durante a intubação. De acordo com o anúncio, 97 cidades mineiras vão receber as unidades de fentanil, cisatracúrio e atracúrio.

Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento, sendo que o fentanil foi adquirido pelo Governo de Minas e, o cisatracúrio e o atracúrio, pela União. O fentanil é suficiente para uma cobertura de 15 dias e, os demais, para três.  

Situação crítica

Segundo o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, a situação dos estoques de sedativos no estado ainda é crítica, apesar de observadas melhoras em relação a cenários anteriores. “A Secretaria alerta que o cenário ainda não é confortável e todas as medidas de gestão continuam a ser  executadas”, afirma. 

Apesar da baixa no estoque, o Governo afirma que em Minas Gerais, até o momento, não há registro de falta persistente de medicamentos para o kit intubação nas regiões de saúde, e que gere prejuízo à assistência.

Confira a relação de medicamentos:

Cisatracúrio – 1.360

Fentanil – 95.250

Atracúrio: 23.525

Total: 120.135

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!