Minas Consciente inclui pipoqueiros e ‘food trucks’ como serviço essencial

ambulantes serviço essencial
O serviço de venda ambulante de alimentos passa a ser considerado essencial (Amanda Dias/BHAZ)

O programa de retomada da economia criado pelo governo de Minas Gerais, o Minas Consciente, incluiu os serviços ambulantes de alimentação como serviços essenciais, que podem funcionar na “onda verde” da flexibilização. A “onda amarela” do programa permanece suspensa, conforme foi anunciado nesta quinta-feira (2).

O secretário adjunto de desenvolvimento econômico do governo, Fernando Passalio, informou, em entrevista coletiva nesta tarde, que serviços como “food trucks”, pipoqueiros e carrinhos de cachorro-quente funcionarão como serviço essencial, seguindo o mesmo protocolo previsto pelo Minas Consciente para bares, restaurantes e padarias.

O secretário também explicou que a onda amarela do programa, que foi suspensa na última quinta-feira (25), permanece interrompida para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no Estado. A fase permitia a reabertura de salões de beleza, papelarias e lojas de departamento, entre outros (leia mais sobre o programa aqui).

As macrorregiões Leste do Sul, Norte e Sul permanecerão na onda branca, que permite o funcionamento de autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas, entre outros. As outras onze macrorregiões de Minas se mantêm na onda verde, podendo abrir somente os serviços essenciais, como padarias, farmácias e supermercados.

Covid-19 em Minas

Minas registrou mais de três mil novos infectados pela Covid-19 em apenas 24 horas. O Estado também contabilizou 52 novos óbitos, no mesmo período. No total, 1.059 pessoas já morreram em decorrência da enfermidade em Minas Gerais, a marca de 1.000 óbitos foi ultrapassada ontem.

Diante do avanço da doença, o governador Romeu Zema (Novo), fez uma live em sua página nas redes sociais na tarde de hoje. O mandatário prometeu prestar contas e informações à população sobre as medidas relacionadas ao combate do vírus.

Em comparação com o boletim de ontem, o Estado também registrou aumento no número de recuperados. Confira o que mudou:

  • 50.707 casos confirmados (aumento de 6,5%)
  • 1.059 mortes (aumento de 5,1%)
  • 19.179 casos em acompanhamento (aumento de 2,7%)
  • 30.469 casos recuperados (aumento de 9,1%)

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, também reforçou o pedido para que a população do Estado siga as orientações de isolamento social.

Hospital de Campanha

Mesmo com a aceleração de casos de Covid-19 e o iminente esgotamento de leitos – de enfermaria e UTI – em hospitais, o secretário Carlos Eduardo Amaral, disse, nessa quarta-feira (1º), que o hospital de campanha, montado no Expominas, não deverá ser totalmente utilizado e nem ativado antes de 16 de julho, portanto, um dia após a data prevista para o pico de casos da doença (leia mais aqui).

“Acho que esse hospital de campanha, na plenitude, é muito difícil de ser usado, a não ser que efetivamente a epidemia se descontrole muito, e é tudo que nós não queremos”, disse o secretário de Saúde em entrevista exclusiva ao BHAZ.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!