Taxa de transmissão da Covid cai e ocupação de leitos aumenta em BH

números covid sobem em bh
Dados são do boletim assitencial da PBH (Peter Ilicciev/Fiocruz)

Os principais indicadores da Covid-19 em BH seguem em níveis de alerta. No fim de semana, até houve queda na taxa de transmissão, porém, os números que apontam a ocupação de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermarias, destinados aos pacientes mais graves da doença, tiveram alta.

Segundo boletim epidemiológico divulgado hoje (31) pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), a taxa de transmissão da Covid caiu de 1,07 para 1,01 – ainda em nível de alerta. Quando o índice fica acima de 1, ele representa um alerta para a cidade, de acordo com infectologistas. A taxa indica quantas pessoas um paciente contaminado pelo novo coronavírus tem potencial para infectar.

Belo Horizonte está com 80,9% dos leitos de UTIs e 63,5% dos de enfermaria ocupados, conforme aponta o balanço da Secretaria Municipal de Saúde.

Todos os principais indicadores estão em nível de alerta (Reprodução/PBH)

O balanço ainda aponta que Belo Horizonte tem ainda 204.790 casos confirmados, enquanto outros 7.661 estão em acompanhamento. Já o número de pessoas que se recuperaram é de 195.368.

Já em relação à imunização contra a doença, 830.449 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em BH, e 385.055 receberam a segunda dose. Ao todo, 1.383.829 doses foram destinadas à cidade e 1.558.235 já foram distribuídas para os grupos prioritários de imunização.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!