Oliveira atinge 100% de ocupação em leitos para tratar a Covid: ‘Situação crítica’, alerta secretário da Saúde

leito
Leitos atingiram capacidade máxima no domingo (FOTO ILUSTRATIVA: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A Prefeitura de Oliveira, na região Centro-Oeste de Minas, informou que a cidade atingiu 100% de ocupação nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria para tratar a Covid-19 desde o último domingo (1º). O município tem 4.958 casos confirmados e 66 mortes provocadas pela doença.

O comunicado da ocupação máxima foi realizado pelo secretário municipal de Saúde, Lucas Lasmar. Pelas redes sociais, ele informou a população sobre a realidade enfrentada pela cidade que fica a 170 km de distância de Belo Horizonte.

“Chegamos a uma situação crítica. Atingimos 100% de ocupação de UTI e enfermaria Covid-19, sendo 90% ocupados por pessoas de Oliveira”, disse informando que o Comitê de Enfrentamento iria se reunir para “decidir ações necessárias para enfrentar” a situação.

O Boletim Diário Coronavírus de Oliveira dessa segunda (2) mostrou que os 10 leitos de UTI Covid permanecem ocupados na cidade e, consequentemente, com 100% de ocupação. Oliveira tem 199 casos ativos, 314 em acompanhamento e 4.958 confirmados. O número de óbitos chegou a 66.

boletim oliveira
Boletim de Oliveira dessa segunda (Reprodução/@Lucaslasmar07/Facebook)

Regras desrespeitadas

Na publicação do secretário de Saúde, alguns moradores comentaram que a ocupação total dos leitos é reflexo das ações das pessoas. “Infelizmente estamos nessa situação crítica. As pessoas não respeitam o distanciamento. Nos fins de semana as praças mais parecem Carnaval fora de época”, escreveu uma internauta.

“Já era de se esperar. Os bares, pizzarias estão lotadas e nem todos mantêm o distanciamento”, “Se o povo não fazer a sua parte, não adianta nada. Pessoal está achando que só porque está vacinado está livre do vírus”, escreveram outros.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!