Prefeito de Santa Luzia avaliará liberação de eventos sem uso de máscara: ‘É só um pedido de estudo’

máscara covid
Estudo está sendo realizado na cidade da Grande BH (FOTO ILUSTRATIVA: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC)

O prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier (PSD), avalia a possibilidade de autorizar a realização de eventos com até 200 pessoas sem a obrigatoriedade do uso de máscara. O chefe do Executivo da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte afirmou ao BHAZ que solicitou um estudo e que ainda não tem nada definido. Especialista alerta para a necessidade da continuidade da utilização do acessório.

A reportagem entrou em contato com Xavier após ter sido noticiado que ele havia liberado os eventos sem a necessidade do uso de máscara em eventos de pequeno porte. “Tem nada disso. É mentira. O que pedi foi um estudo para a equipe e uma conversa para possibilidade de eventos de pequeno porte com todo mundo testado e vacinado”, disse.

O evento citado pelo prefeito teria capacidade máxima de até 200 pessoas. A não utilização da máscara seria, conforme ele explicou, mediante a apresentação de teste e da confirmação da vacinação contra o novo coronavírus pelo participante. “É um pedido de estudo. Embrionário ainda. Já soltaram um alvoroço danado. Tem nada disso não”.

Procurada pelo BHAZ, a Prefeitura de Santa Luzia ressaltou que novos decretos não foram publicados na cidade. “Prevalecem as normas estipuladas no documento publicado no dia 13 de agosto de 2021“, esclareceu.

‘Não é viável’

O médico infectologista Leandro Curi acredita que “não é viável” retirar a obrigatoriedade da máscara neste momento, mesmo que em eventos de pequeno porte. “O estudo é válido, mas acredito que não seja viável que isso aconteça. Estamos com a variante delta que é mais transmissível e fura o bloqueio vacinal mais fácil”, diz.

O especialista relembra os Estados Unidos que tirou a obrigatoriedade do acessório e precisou recuar. “Precipitaram muito e o número de casos voltou a subir. Ainda não existe recomendação mundial para a retirada da máscara. A variante delta foi um complicador muito grande. Mesmo assim é importante destacar que as vacinas têm eficácia”.

Apesar de acreditar que o estudo é válido para analisar a proposta do prefeito, Curi destaca que não entende o desejo do gestor. “Vai na contramão. A OMS recomenda o uso da máscara e as vacinas vamos ter a terceira dose. O momento é de parcimônia científica e sanitária. Quer estimular evento? Estimula o uso da máscara também. Vamos tirar a máscara, só não sabemos quando”, alerta o médico.

Festa com aglomeração

Xavier foi alvo de críticas após ter ido a um evento com quase 200 pessoas no último sábado (21). Vídeos publicados pelo próprio mandatário mostraram a aglomeração durante o show do cantor Leonardo e provocou revolta em parte da população da cidade. Ele, assim como os demais, não utilizavam máscara.

O prefeito prefeito apontou “hipocrisia” por parte daqueles que reprovaram a atitude. “Estou sendo questionado e apontado por uma minoria que parece que vive em outro mundo. NUNCA VI TANTA HIPOCRISIA! Uma simples festa de aniversário com cerca de 150 pessoas virar uma polêmica dessa. Uma festa responsável, familiar, com todo mundo testado NEGATIVO, termômetros, toda em espaço ao ar livre, depois de 2 anos entocado”, escreveu.

Eventos em Santa Luzia

A Prefeitura de Santa Luzia publicou, em 9 de julho deste ano, decreto que permite a realização de eventos na cidade, mas ainda com restrições para conter o avanço da Covid-19. A determinação prevê que eventos particulares podem ser permitidos “se as condições sanitárias forem favoráveis, […] observando-se a proporção de 4m² por pessoa, exclusivamente, em espaços ao ar livre que possuam o Termo de Responsabilidade Sanitária”.

O decreto lista protocolos a serem seguidos, como a higienização das mãos e aferição da temperatura do público, a manutenção de ambientes bem ventilados, o uso de máscara para entrar no local, o respeito ao distanciamento de 2 metros entre pessoas, e mais regras.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!