Prefeitura autoriza reabertura de boates, discotecas e danceterias em BH; especialista faz alerta

boate
Autorização para reabertura foi publicada no DOM (Reprodução/Pixabay)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) liberou o funcionamento de boates, discotecas, danceterias, salões de dança e similares na capital mineira. A medida foi anunciada em decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD) publicado no DOM (Diário Oficial do Município) desta sexta-feira (3). Agora, apenas as saunas seguem fechadas.

O texto assinado pelo chefe do Executivo municipal destaca que a decisão foi tomada após “análises sistemáticas dos indicadores epidemiológicos e de capacidade assistencial”.

Os estabelecimentos vão ter que seguir as orientações determinadas pela prefeitura. Dentre elas: impedir a entrada de pessoas sem máscara e higienizar as mãos do público com álcool 70%. Além disso é preciso exigir resultado negativo para Covid-19 ou comprovante de vacinação.

O decreto de Kalil tem efeito imediato e já está em vigor na capital mineira. Com o novo decreto, as atividades de saunas seguem com Alvarás de Localização e Funcionamento suspensos.

Alerta

A flexibilização anunciada pela prefeitura disponibiliza mais uma opção de lazer para a população e, consequentemente, o relaxamento dos cuidados, conforme explica o médico infectologista Leandro Curi.

“Em momentos de descontração e relaxamento, as pessoas deixam de usar máscara. Tratando-se de Brasil, sabemos que não vai ter o controle devido de máscara e nem exigir vacinação”, diz.

O especialista lembra da chegada da variante ômicron e a necessidade de não relaxar as medidas sanitárias.

“Poderíamos estar relaxando, mas vem a variante e mostra que a corrida ainda não está vencida. Quero frisar a preocupação com a parcela da população ainda não imunizada. Muitos destes vão às boates e não usam máscara. Tudo que a Covid pede”.

Belo Horizonte tem 293.278 casos confirmados de Covid-9 e 7.036 mortes. O número médio de transmissão por infectado está em 1,01 (nível de alerta), a ocupação de leitos de UTI em 45,3% e os de enfermaria em 49,8%, ambos no verde. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial de ontem (2).

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!