Vacinas para crianças serão distribuídas ainda em janeiro, garante ministro da Saúde

vacina criança
Ministro também voltou a mencionar consulta pública para nortear vacinação (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As doses de vacina contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos chegam ao Brasil na segunda quinzena de janeiro, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em dezembro, ele já havia anunciado que a imunização dessa faixa etária aconteceria no início de 2022. No entanto, não há ainda um cronograma oficial para a vacinação de crianças.

Em conversa com jornalistas, nesta segunda-feira (3), Queiroga afirmou que a vacinação infantil “está bem definida, de maneira clara e transparente”. Após solenidade em Brasília, pelo envio de 23 médicos à Bahia, para atendimento nas enchentes, o ministro também fez referência à consulta pública em relação à vacinação. Aos jornalistas, o representante falou em “ampla discussão com a sociedade acerca do tema, que é fundamental”.

‘Liberdade para decidir’

O Ministério da Saúde já havia demonstrado o seu apoio à vacinação de crianças. No entanto, decidiu pela realização de consulta pública para definição no tema. Segundo Queiroga, o objetivo é “oferecer aos pais as informações necessárias para que eles possam tomar as melhores decisões para os seus filhos”.

O ministro explicou que a intenção é ouvir especialistas de “diferentes correntes”. Ele reforçou que as doses só serão distribuídas para as crianças após o desfecho da consulta e a realização de audiência pública. “Nós estamos com os pais e as mães para apoiá-los na hora de tomada de decisões em relação a essa questão das vacinas”, comentou.

Sem cronograma

Apesar da afirmação de que as doses serão distribuídas aos estados na segunda quinzena de janeiro, o Ministério da Saúde ainda não divulgou oficialmente um cronograma para a vacinação. Segundo a Folha, membros da pasta confirmaram que as vacinas devem chegar ao Brasil já no dia 10 deste mês. No entanto, há um procedimento de segurança antes da entrega à população.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!