Veja as normas para o retorno de templos religiosos em BH

Fiéis na igreja São José
Atividades presenciais estão autorizadas nos templos religiosos a partir desta quinta (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte inicia a partir de amanhã (21) uma nova fase na flexibilização da cidade durante a pandemia de Covid-19. Entre os retornos permitidos pela prefeitura estão as atividades presenciais em templos religiosos. Uma série de medidas, no entanto, devem ser seguidas com o intuito de evitar a propagação da doença.

Uma portaria assinada pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, foi publicada no DOM (Diário Oficial do Município) desta quarta-feira (21) para detalhar a atualização do protocolo para os estabelecimentos religiosos. Uma das normas é: “observar a capacidade máxima de uma pessoa a cada 7m² (sete metros quadrados) da área de celebração”.

Nos templos será preciso ter cartazes informando a lotação máxima do espaço e as medidas recomendadas para higienização das mãos, uso correto das máscaras e etiqueta da tosse e do espirro. Também será preciso respeitar o distanciamento de 2m entre as pessoas dentro do local, exceto pessoas do mesmo convívio residencial.

Confira os demais pontos do protocolo dos estabelecimentos religiosos:

  • Respeitar as medidas sanitárias e restrições gerais para prevenção à epidemia da Covid-19;
  • Utilizar máscara durante todo o período da cerimônia, inclusive os celebrantes e assistentes
  • Disponibilizar álcool 70% em locais visíveis e de fácil acesso para o público;
  • Higienizar os espaços de celebração, assentos e superfícies de contato do público e celebrantes antes e depois de cada celebração e demais atividades;
  • Orientar o público participante que evite sair dos assentos designados e se locomover durante a celebração;
  • Assegurar a ventilação adequada do local de realização da celebração religiosa, preferencialmente com ventilação natural, mantendo-se as portas e janelas abertas;
  • Observar e praticar as medidas dispostas no Anexo I desta portaria, em caso do uso de ar-condicionado;
  • Manter horários espaçados entre as celebrações para evitar aglomeração na entrada e saída;
  • Sempre que possível, eliminar rituais que envolvam toques e compartilhamento de objetos;
  • Afixar cartazes: sinalizando áreas comuns com informações sobre distanciamento de pessoas, orientações de segurança e medidas de prevenção da covid-19.

A portaria pode ser lida clicando aqui.

Flexibilização

A abertura dos comércios e atividades não essenciais foi anunciada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) na última segunda-feira (19). Academia, bar, restaurantes, além dos templos religiosos, foram alguns que receberam sinal verde da administração municipal.

“Tudo o que está acontecendo é, em grande parte, graças ao esforço feito pelo comércio. Me desculpem mais uma vez aos bares, restaurantes, aos comerciantes, donos de shopping. Ninguém ficou mais aflito do que nós”, disse o prefeito.

O que volta então? Praticamente tudo o que era permitido antes do último fechamento da cidade, anunciado no mês passado. O comércio de rua considerado não essencial pode funcionar das 9h às 20h; enquanto, no interior de shoppings, das 10h às 21h; enquanto atacadistas, das 5h às 17h. Tudo isso a partir de amanhã.

Bares e restaurantes não só poderão voltar a receber clientes, como a venda de bebida alcoólica será permitida das 11h às 16h, de segunda a sábado. “Domingo não vai abrir, mantendo apenas delivery e qualquer outro tipo de entrega, inclusive retirada”, explicou o secretário municipal de Planejamento e Orçamento, André Reis.

Feiras, cinemas, teatros, clubes e parques de diversão seguem proibidos de funcionar em Belo Horizonte (leia mais aqui).

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!