Zema garante 1ª dose da vacina contra Covid para todos os mineiros até outubro

Zema garante vacinas outubro em MG
O governador alertou, no entanto, que a data pode mudar se houver atrasos nas entregas dos imunizantes (Reprodução/UOL/YouTube)

O governador Romeu Zema (NOVO), afirmou hoje (4) que pretende vacinar toda população mineira com a primeira dose da vacina contra Covid até outubro deste ano. A afirmação do governador foi dada durante o UOL Entrevista.

“De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, caso ele venha a ser cumprido pelo Ministério da Saúde, o nosso calendário será praticamente o mesmo de São Paulo”, afirmou Zema ao portal.

Apesar da garantia de imunização até outubro deste ano, Zema disse que, por se tratar de um programa nacional, os atrasos e contratempos no fornecimento de vacinas e de insumos para os imunizantes podem alterar a previsão do calendário do próprio PNI (Programa Nacional de Imunizações).

“Nossa secretaria de Saúde está avaliando se compensa criar uma expectativa que, talvez, possa ser frustrada. Provavelmente, devemos também publicar um calendário, mas deixando claro [que vale] caso o Ministério da Saúde venha a cumprir o seu cronograma”, garantiu Zema.

Compras só pelo Governo Federal

Zema também afirmou que não adiantou tentar adquirir imunizantes diretamente com os fabricantes, já que os laboratórios só fazem venda por país, portanto, estados e municípios não podem fazer a compra fora do Governo Federal.

“Não restou outra alternativa aos estados e municípios exceto o PNI, porque nenhum outro ente federativo conseguiu vacina junto aos laboratórios. Alguns deixaram claro que só vendem para nação, e outros ainda não foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), explicou.

Previsão não se concretizou

O governador já havia declarado entrevista à Itatiaia que até o meio deste ano todos os mineiros estariam vacinados. “Até o meio do ano com toda certeza o mineiro terá recebido sua vacina”, afirmou Romeu Zema. “Nesse mês de janeiro e início de fevereiro, em que uma massa expressiva de pessoas será vacinada, principalmente os mais expostos a riscos, nós já começaríamos a sentir uma redução do número de casos e de internação”. (leia aqui)

“O ministério já deixou uma previsão de que uma nova remessa chegue para que o processo não pare. Essas 561 mil vacinas devem ser consumidas nesta primeira semana. [Na nova remessa] deve ser um volume semelhante a esse primeiro”.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!