Zema lamenta 400 mil mortes por Covid: ‘Tantas famílias despedaçadas’

Funcionários de cemitério carregando caixão
Mortes pela Covid seguem aumentando em todo o país (Adão de Souza/PBH)

O Brasil superou a triste marca de 400 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus nessa quinta-feira (29). O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), utilizou as redes sociais para lamentar o número de vidas perdidas pela pandemia e mandou uma mensagem de solidariedade para as famílias enlutadas.

“Tantas famílias despedaçadas, filhos sem pais e mães, netos sem avós, amigos desolados. Quem parte é sempre o amor de alguém. Deixo meus sentimentos e a mensagem de que é preciso se cuidar para se proteger do vírus”, afirmou o político mineiro em postagem feita às 22h pelo perfil oficial do Twitter.

O registro de 400 mil óbitos por Covid ocorreu apenas um mês após o país alcançar 300 mil mortes pela doença. A marca confirma o que especialistas e técnicos do Ministério da Saúde diziam: abril seria o pior mês da pandemia. O número de diagnósticos positivos para a doença chegou a 14.590.678, segundo o Ministério da Saúde.

O Sudeste é a região do Brasil com mais mortes: 182.351. O estado de São Paulo, por sua vez, registra o maior número de vidas perdidas: 95.532. Em Minas Gerais, a doença já matou 33.401 pessoas. Os dados são de ontem e podem ser vistos no portal Covid.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!