Empresa cria cerveja à base de água reciclada de chuveiro e lavanderias nos EUA

cerveja água reciclada
Bebida não está à venda, mas abre discussão sobre sustentabilidade no uso da água (Reprodução/Epic Cleantec)

As cervejas artesanais já são o carro-chefe de diversos bares, no Brasil e fora dele. Mas uma empresa da Califórnia, nos Estados Unidos, decidiu ir além e criar a bebida a partir de água reciclada de chuveiro e máquina de lavar.

Trata-se de uma ação da Tartakovsky, que projeta sistemas de reciclagem de água, em parceria com a Devil’s Canyon Brewing Company, fabricante de cerveja do Norte do estado. A Epic OneWater Brew é feita de água residual de fontes como chuveiro e lavanderia.

Diálogo sobre água e sustentabilidade

Segundo informações do The Weather Channel, a “água cinza” vem do arranha-céu de luxo Fifteen Fifty, de 39 andares, situado em São Francisco. Ele usa um dos sistemas de reciclagem de água embutidos da Epic Cleantec e, assim, reutiliza a água de quem reside ali.

A Devil’s Canyon embalou mais de 2 mil galões de água filtrada, limpa e purificada em 7,5 mil latas de cerveja. O intuito da medida é estabelecer um diálogo sobre sustentabilidade.

“Muitas vezes sentimos os primeiros impactos das mudanças climáticas através da água, seja muito pouco, no caso dessas secas prolongadas e cada vez mais frequentes”, disse Tartakovsky à reportagem.

Cerveja não está à venda

Apesar da boa intenção, muitas pessoas ainda têm uma certa aversão à ideia. O idealizador explica que há um problema na percepção pública quando o assunto é água residual.

“Nós projetamos o que gostamos de chamar na Epic de uma sociedade ‘descarte e esqueça’. Não pensamos no que acontece depois que damos descarga os banheiros. E, quando abrimos a torneira, simplesmente presumimos que sai água”, conta.

Apesar de não a bebida não estar à venda, amostras serão distribuídas em eventos especiais, como a Conferência da Água da ONU em Nova York.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!