Abel Ferreira fala sobre conselhos financeiros aos jovens: ‘Antes de treinador, sou formador de homens’

abel ferreira palmeiras futebol
As falas do treinador repercutiram bem nas redes sociais (Cesar Greco/Palmeiras + Rodrigo Charu/Palmeiras)

O treinador português Abel Ferreira, do Palmeiras, falou sobre sua gestão de grupo e os diversos conselhos que costuma dar aos jogadores da equipe paulista. Ao final da coletiva de imprensa após a goleada por 4 a 0 contra o Botafogo na noite de ontem (9), o profissional foi perguntado sobre as orientações financeiras que concede aos atletas, especialmente os mais jovens (vídeo abaixo).

“Insisto que se os jogadores tiverem cabeça, eles terão uma vida tranquila, e não como muitos jogadores que assistimos, que ganham muito dinheiro e destroem o dinheiro todo”, afirmou. Nas redes sociais, a resposta de Abel foi elogiada por diversos torcedores, tanto do Palmeiras quanto de outros times.

‘Três porquinhos’

O técnico palmeirense bicampeão da Libertadores da América detalhou algumas recomendações que considera importantes na gestão financeira dos jogadores. “Eu digo para eles que é só ter três ‘porquinhos’ [de dinheiro]: um para as despesas de todos os meses, outro para os meus objetivos (uma cama nova, um computador novo), e um que eu não posso mexer, que é a minha segurança”, apresentou.

Abel chamou atenção para a “vida curta” dos atletas profissionais com salários altos: “Isso que eu tento passar para todos eles, porque a vida do futebolista passa rápido. Eles ganham muito, mas gastam muito também. Se eles não tiverem atenção a isso, chegam ao final da carreira com tudo gasto”.

‘Formador de homens’

Segundo Ferreira, a formação humana é fundamental e precede a esportiva. “Gosto de falar que antes de ser treinador, eu sou formador de homens. Uma vez no Braga eu disse, e repito: ‘prefiro ser conhecido como um bom homem, do que como um bom treinador'”, ressaltou o português.

“E se algum dia eu tiver que sair daqui, eu gostaria que dissessem de mim: ‘foi um cara top para as pessoas que trabalham dentro do clube, fez tudo o que podia pelo clube’. Não preciso de mais nada”, completou.

Jovens atletas

Abel também lembrou que conversa bastante com os jogadores mais jovens do Palmeiras sobre os planos para o futuro, sobretudo em função do tempo curto das carreiras, um fenômeno comum no emprego de atleta.

“Aos mais novos, gosto muito de falar com eles sobre isso. ‘Moleque, está gastando dinheiro em carros, mas casa já comprou?’. Porque às vezes é muito fácil nos deslumbrarmos, e precisamos nos puxar de volta sempre para a Terra. Aproveitem o momento, mas lembre-se que há um futuro”, aconselhou.

Família

Em sua fala, o treinador comparou o trabalho diário no clube paulista ao cotidiano familiar. “A minha função é educar os meus jogadores, que é o que eu quero fazer com as minhas filhas, quando estiverem aqui perto de mim. É isso que está me faltando agora, a escola está acabando. Eu acho que sou melhor pai com os meus jogadores, do que sou com as minhas filhas”, refletiu Ferreira.

Após o longo período vivendo separado da família portuguesa, Abel passará a ter a companhia de seus entes queridos no Brasil a partir do segundo semestre deste ano.

‘Aula’

Nas redes sociais, o discurso de Abel foi aplaudido por diversos fãs de futebol. “Foi uma aula, e isso nada diz respeito a futebol”, escreveu um torcedor. “Não sou palmeirense mas acompanho as coletivas e o trabalho dele”, postou outro. Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!