Mineirão completa 52 anos de muita história; estádio tem programação especial

Pré-candidatos a governador disputam espaço em congresso de prefeitos no Mineirão

O Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, completa 52 anos nesta terça-feira (5). O Gigante da Pampulha, que é um dos principais do Brasil, já recebeu diversos eventos musicais, Copa do Mundo, Olimpíadas e títulos de América, Atlético e Cruzeiro. E, para celebrar a data, diversas atrações serão realizadas no local durante o mês de aniversário; shows internacionais; volta da Feira de Veículos – grande tradição do Mineirão; o Festeja – um dos mais importantes festivais de música do país; decisão da Copa do Brasil, entre Cruzeiro e Flamengo, e uma programação especial no Museu Brasileiro do Futebol (MBF). A expectativa é que o estádio receba cerca de 200 mil pessoas em setembro.

Museu gratuito hoje

Nesta terça-feira (5), dia do aniversário do Mineirão, as visitas ao Museu Brasileiro do Futebol (MBF) serão gratuitas durante todo o dia. Uma excelente oportunidade para conhecer a história do futebol e do estádio nas 14 salas do MBF e visitar locais restritos ao público em dias de jogos, como vestiário, sala de coletivas de imprensa e gramado. Como o Mineirão faz parte do Circuito Noturno da Pampulha, nesse dia as visitas irão até 21h, com o último grupo acessando o estádio às 20h. Ainda no dia do aniversário do estádio, ações surpresas serão publicadas para o público via redes sociais.

Programação recheada

A grande comemoração dos 52 anos do Mineirão acontecerá no sábado (9), com o Festeja, um dos maiores festivais de música do Brasil. Serão cerca de 10 horas de shows, em um evento com uma estrutura gigantesca e acontecerá dentro do estádio, reunindo os mais importantes nomes da música atual. Entre os artistas estão Henrique & Juliano, Maiara e Maraísa, Marilia Mendonça e a cantora pop Anitta. O evento também promoverá uma campanha de doações ao Hospital da Baleia, especializado em atendimento cirúrgico e ortopédico e a expectativa é de um público acima de 50 mil pessoas.

Na quinta-feira (14), Anderson Noise, um dos principais DJs do mundo segundo a revista Dj Mag, presenteará o estádio com o lançamento oficial de uma música em homenagem aos 52 anos do Mineirão. No dia 18 de setembro, a Esplanada recebe mais um grande show internacional. A banda norte-americana Aerosmith, liderada pelo icônico roqueiro Steven Tyler, desembarca em Belo Horizonte para inicio da nova turnê no Brasil. Ainda em setembro, no dia 30, o grupo brasiliense de reggae, Natiruts, se apresenta na Esplanada do Mineirão, com o lançamento nacional da turnê do álbum Índigo Cristal.

A classificação do Cruzeiro sob o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil 2017 teve recorde de público do estádio na temporada, com 55.227 pessoas presentes (Vitor Fernandes/Bhaz)

Uma grande tradição do Mineirão estará de volta também no mês de aniversário do estádio. No sábado (30), o Feirão de Veículos, que por décadas foi um sucesso e reuniu no estacionamento do estádio interessados a adquirir um automóvel, reabrirá as portas. Repaginada e mais moderna, a feira de veículos do Mineirão contará com uma excelente estrutura, com praça de alimentação, food trucks e muitas atrações culturais para toda a família nas manhãs de sábados na Pampulha.

Fortes emoções marcarão o final do mês de aniversário do Mineirão. Com expectativa de casa cheia e recorde de público, o Gigante da Pampulha receberá a grande final da Copa do Brasil, no dia 27 de setembro, entre Cruzeiro e Flamengo, consagrando o Mineirão como estádio que mais recebeu finais de campeonatos desde 2013, com oito decisões de títulos importantes.

Volta, Geral!

O BHAZ produziu uma reportagem especial no meio deste ano sobre a antiga geral do Mineirão. Elitização do futebol, preço dos ingressos, Copa do Mundo, modernização dos estádios, tudo foi discutido na reportagem. Neste aniversário do estádio, vale a pena relembrar.

Os amantes do futebol com certeza se lembram da saudosa geral. Era uma parte do Mineirão em que os torcedores assistiam ao jogo em pé. Com apenas alguns trocados, qualquer pessoa poderia ir a uma partida de futebol na geral. O Mineirão foi reformado para a Copa de 2014. O estádio foi completamente modernizado, a geral acabou, a capacidade diminuiu e os preços dos ingressos aumentaram.

*Com Minas Arena

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!