Mudança polêmica: Após bi do Galo, mandatários opinam sobre possível segunda estrela no escudo

bi atlético mg
Torcedores do Galo comemoraram o título no ‘jogo da taça’ contra o Bragantino, no Mineirão (Pedro Souza/Atlético)

Com o bicampeonato do Brasileirão (1971, 2021) recém-conquistado pelo Atlético, surgiu o debate sobre uma possível “atualização” do escudo do clube, com a soma de mais uma estrela. Tanto nas redes sociais quanto no Mineirão durante os jogos, alguns torcedores do Galo propuseram um escudo com duas estrelas.

A atual faz referência ao Campeonato Brasileiro vencido pelo Galo em 1971. Agora, com a nova conquista, alguns torcedores passaram a sugerir o uso de uma segunda estrela. A alteração, no entanto, não é unanimidade entre os atleticanos, já que muitos preferem deixar o escudo como está.

Estatuto

Segundo o Estatuto do Galo, não existe uma cláusula sobre a fixação de apenas uma estrela no desenho do escudo alvinegro: “O Escudo, em forma similar à de um coração, com a parte superior invertida, de cor preta, ladeado de branco, e com quatro listras verticais brancas, com as iniciais CAM, conforme o registro 826.493.297, no INPI”.

Conforme apurado pela reportagem do ge, caso haja uma proposta de alteração do escudo, é preciso que um conselheiro sugira a mudança. Após essa fase, seria criada comissão especial de patrimônio para protocolar a ideia. Assim, seria preciso uma votação e aprovação do órgão deliberativo em sua totalidade.

Opinião dos presidentes

Sérgio Coelho, presidente do Galo, afirmou que não é a favor da ideia. “Quanto à estrela, te falo a minha opinião de que deveríamos manter aquela que já existe. Mas é um assunto complexo, que certamente será resolvido pelo Conselho. Isso daí não será a presidência ou nem a direção executiva a tomar essa decisão”, defendeu.

Já Castellar Guimarães Filho, presidente do conselho deliberativo do time alvinegro, é mais aberto às duas estrelas no escudo: “Eu acho válida (a ideia de uma segunda estrela), nem que em menor tamanho. A atual estrela, talvez, permaneça com o tamanho antigo. É bom lembrar que ela foi criada para simbolizar o nosso primeiro Brasileiro, em 1971”.

Guimarães Filho também afirmou ao ge que a pauta sobre o escudo do Galo pode ser discutida em uma reunião do conselho, que irá debater sobre o orçamento no próximo dia 21.

Sérgio Coelho e Castellar Guimarães Filho (Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético + Atlético/Divulgação)

O que pensa a torcida?

Nas redes sociais, torcedores alvinegros se dividiram sobre a possível mudança no escudo do Galo. “Ideal sem estrelas”, propôs um atleticano. Já outro usuário quer apenas uma, “representando o primeiro título Brasileiro, porque vieram outros e outros”. “Eu sou a favor de colocar outra estrela sim”, defendeu um fã. Leia alguns comentários:

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!