Após ‘erros graves’, Conmebol suspende dois árbitros de Brasil x Argentina

jogadores brasileiros arbitro
Raphinha chegou a ter sangramento no rosto após agressão de argentino (Lucas Figueiredo/CBF)

Diante dos erros graves cometidos pela arbitragem durante o empate sem gols entre Brasil e Argentina, a Conmebol decidiu suspender os juízes uruguaios Andrés Cunha e Esteban Ostojich (assistente de vídeo). Segundo a entidade, na jogada em que o argentino Otamendi agrediu o brasileiro Raphinha no rosto, deveria ter sido marcada a infração com uma punição ao atleta – o árbitro não chegou a marcar falta.

A partida foi válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e ocorreu na noite de ontem (17) em San Juan, na Argentina.

De acordo com o texto divulgado pela Confederação, a atuação do Árbitro Principal Andrés Ismael Cunha Soca Vargas e do Árbitro VAR Esteban Daniel Ostojich Vega, designados para o jogo, foram analisadas tecnicamente por uma comissão, que concluiu que eles cometeram “erros graves e manifestos no exercício de suas funções no desenvolvimento da partida”.

Ainda segundo a nota, no minuto 33 da partida, houve “Conduta Violenta do Jogador N°19 Nicolás Hernán Gonzalo Otamendi (ARG) contra um adversário colocando em risco a integridade física do mesmo com uso do braço no rosto”.

Dessa forma, a Conmebol decidiu suspender os dois árbitros por tempo indeterminado em competições organizadas pela entidade, e já os notificou da decisão.

Árbitro estaria na Sul-Americana

Durante o protesto dos jogadores brasileiros com a não marcação de falta por Andrés Cunha, o assistente de vídeo Esteban Ostojich revisou o lance e também não enxergou gravidade. “Eu considero que aqui o golpe é com o antebraço no rosto, com intensidade média. Sim, no rosto. Isto me parece que é falta, para cartão amarelo. Não considero cartão vermelho”, afirmou o árbitro.

Andrés Cunha seria o assistente de vídeo da final da Copa Sul-Americana entre os times brasileiros Athletico-PR e RedBull Bragantino, neste sábado (20) em Montevidéu. Porém, com a suspensão, ele será substituído pelo uruguaio Leodan González.

Repercussão

O erro cometido pelos árbitros também foi motivo de forte protesto nas redes sociais durante a partida e o lance viralizou rapidamente. “Lá é passe livre para bater”, afirmou um usuário. “Tá começando a ficar difícil entender qual a real função do VAR”, questionou outro torcedor. Veja alguns comentários:

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!