Liga dos EUA não precisa de jogadores em fim de carreira, diz comissário após interesse de Neymar e Messi

messi neymar liga EUA
Comissário de liga norte-americana disse que prefere jogadores com ’30 anos ou menos’ (Reprodução/Instagram/@thesoccerdon + Reprodução/Instagram/@psg)

Após os craques do PSG Neymar e Messi demonstrarem interesse em jogar futebol nos Estados Unidos no futuro, Don Garber, o comissário da MLS (Major League Soccer, principal campeonato do país) disse que o torneio não necessita de jogadores próximos da aposentadoria. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa antes da temporada 2022, que começa neste sábado (26).

Recentemente, Neymar havia dito que quer atuar nos EUA após o término de seu contrato com o PSG, em 2025. Por outro lado, o argentino Messi manifestou o mesmo interesse em 2020.

‘Não os queremos’

Segundo Garber, a liga norte-americana não necessita de jogadores com o perfil de Neymar e Messi. “Não precisamos trazer um jogador de grande nome no final de sua carreira porque ele decidiu que quer se aposentar da MLS. Se eles não vierem aqui para jogar e contribuir de maneira significativa para seus times e nossa liga, e respeitar a liga e seus torcedores, então não os queremos na MLS”, disse.

Ainda de acordo com Don, a prioridade é receber atletas jovens ou no auge das atuações. “Queremos que nossa história seja sobre jovens jogadores que chegam aqui em seus primeiros dias ou no auge de suas carreiras e fazem da nossa liga sua escolha”, ressaltou o comissário.

’30 anos ou menos’

Além disso, Garber trouxe o exemplo do astro suíço Xherdan Shaqiri, de 30 anos. Em um grande momento da carreira atualmente, ele foi contratado pelo clube Chicago Fire. “Estou orgulhoso por trazer jogadores com 30 anos ou menos”, afirmou.

Mesmo assim, o profissional não deixou de valorizar a atitude de alguns jogadores que jogaram na MLS pouco antes da aposentadoria, como foi o caso do inglês David Beckham. Ele teve duas passagens pelo time Los Angeles Galaxy antes de pendurar as chuteiras no PSG em 2013, aos 38 anos.

Neymar: ‘Tenho muita vontade’

Na última semana, quando perguntado sobre uma possível volta ao Brasil no futuro, Neymar disse que gostaria de atuar em outro local. “Não sei, tenho minhas dúvidas. Não sei se volto a jogar no Brasil. Tenho muita vontade de jogar nos Estados Unidos, isso tenho vontade. Pelo menos uma temporada. No Brasil, não sei. Às vezes quero, às vezes, não”, afirmou Neymar.

Ainda sobre os Estados Unidos, Neymar brincou: “Primeiro, porque o campeonato lá é curto, você tem uns três ou quatro meses de férias. Dá para jogar um monte de ano ainda”. A declaração foi dada em entrevista ao podcast “Fenômenos”, apresentado pelo empresário Ronaldo e o streamer Gaules, no último sábado (19).

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!