Após seis anos sem vencer o Galo, América quebra tabu e fatura clássico mineiro

galo américa brasileirão
Jogo entre os mineiros foi bastante movimentado (Pedro Souza/Atlético)

Após seis anos sem vencer o Atlético, o América quebrou o tabu de 21 jogos e derrotou o rival por 2 a 1 nesta tarde de sábado (7) no Independência, em Belo Horizonte. Apesar dos poucos gols, o clássico mineiro foi movimentado e os dois goleiros foram bastante exigidos. Com o resultado, o alviverde pulou para a vice-liderança, com 9 pontos. Já o alvinegro foi para o 4º lugar, com 8.

Na próxima rodada, o Galo visita o Bragantino nesta quarta-feira (11), enquanto o Coelho enfrenta o Coritiba no domingo que vem (15), também fora de casa.

América na frente

Logo nos primeiros segundos, o Coelho teve uma grande chance de abrir o placar com Juninho frente a frente com Everson, mas ele chutou em cima do goleiro atleticano. Pouco depois, aos 5, Allan vacilou perto da área, Henrique Almeida roubou e tocou para Juninho, que invadiu a área e foi derrubado pelo volante do alvinegro: pênalti marcado pelo árbitro. Na cobrança, o zagueiro Maidana, ex-jogador do Galo, mandou para as redes.

Trabalhem, goleiros

Pouco depois, aos 12, quase veio o segundo gol alviverde com o chutaço de Patric, porque Everson salvou o Galo. Após dois minutos, o alvinegro respondeu com a tentativa de Ademir dentro da área, mas Jailson evitou o empate.

Na marca dos 16, o arqueiro do Galo defendeu bem a cabeçada perigosa de Henrique Almeida. Depois, aos 19, Jailson voltou a trabalhar com o chutaço de Allan de fora da área. Já aos 32 do 1T, o atacante Matheusinho mandou uma bomba, que Everson espalmou. O jogo estava muito equilibrado e no finalzinho da primeira etapa, Allan tentou de novo, mas parou em Jailson.

Tudo igual

Na volta para o 2T, a partida esfriou e dimiuiu de intensidade. Porém, na marca dos 23, o Galo conseguiu mexer no placar, depois de uma grande espera pela validação do VAR. Hulk mandou de bicicleta na área, a bola foi na trave e sobrou para Nacho, que mandou para o gol vazio: 1 a 1 no Indepa.

+1 do Coelho

Porém, o placar voltou a ser favorável ao time americano aos 35 do 2T, após boa troca de passes da equipe. O lateral Cáceres chutou colocado, livre de marcação e a bola foi direto para as redes.

Salva, Everson

Caso não fosse o goleiro atleticano, o América teria feito ainda mais gols. Aos 39, Índio Ramírez mandou um foguete e Everson espalmou para escanteio. No minuto seguinte, o time de Mancini ficou com um a menos no jogo com a expulsão de Felipe Azevedo.

No finalzinho, aos 49, Cácerez quase fez o segundo com outro chute cruzado e o arqueiro salvou de novo. Pouco depois, o árbitro apitou o fim de jogo e o tabu de seis anos foi oficialmente quebrado pelo América.

Edição: Vitor Fernandes
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!