O Atlético está numa ‘sinuca de bico’ com o Felipão

O Atlético está numa ‘sinuca de bico’ com o Felipão

Publicado em | Atualizado em
Felipão pegou o Atlético em 4o lugar. Agora está em 11o (Foto: Pedro Souza/Atlético

No dicionário informal, sinuca de bico é: “situação onde a pessoa se encontra sem uma saída… analogia ao jogo de sinuca quando o jogador tem a bola da vez protegida atrás de outras bolas de forma que fica impedido de acertá-la. Ainda por cima, o jogo está numa condição onde a bola errada pode facilmente ser encaçapada…”

Técnico não entra em campo, mas ganha e perde jogos, dependendo da competência ou não para montar um grupo, treinar a equipe no dia a dia, escalar os 11 e os suplentes a cada jogo, estudar os adversários, conhecer e dominar os ambientes interno e externo, além das estratégias antes, durante e após os jogos.

A escolha de uma diretoria do nome certo é vital. Decisões como essas não são fáceis e há histórias mil no futebol, de grandes acertos e verdadeiras catástrofes para um time.

Quando o Atlético acertou com Eduardo Coudet a saída dele, o time era quarto colocado do campeonato. Estava ruim, mas podia piorar. E piorou!

Apostou em Luiz Felipe Scolari, que patina no meio da tabela, atualmente na 11ª posição, com 27 pontos, atrás de clubes como Cuiabá 28, Fortaleza 29, Bragantino e Athletico/PR 32, pontos; times de folha salarial muito mais baixa que a do Galo. Apenas 28% de aproveitamento, que segundo os matemáticos, é campanha de zona de rebaixamento. Em 13 jogos foram seis derrotas, cinco empates e apenas duas vitórias.

Felipão estava tranquilo na vida, levando vida de aposentado como treinador, atuando como executivo de futebol no Athletico/PR. Mas tem um passado respeitável como técnico “motivador”, da “Família Scolari” do penta na Copa do Japão/Coreia 2002.

A diretoria do Atlético acreditou que ele ainda tinha data de validade em dia e o convenceu a voltar para a beira dos gramados e treinos do dia a dia. Contrato até dezembro de 2024 e deve ter multa pesada em caso de dispensa, apesar de ninguém ter falado sobre isso ainda.

Muitos torceram o nariz para essa ideia e criticaram, mas o negócio já estava feito. Não gosto de tachar as pessoas como “velhas” ou “superadas” em suas atividades profissionais, principalmente no caso de um treinador de futebol.

Mas Scolari vai completar 75 anos no dia 9 de novembro. Ele nunca foi um estudioso do futebol. Sua maior virtude sempre foi a capacidade de motivar. E isso exige energia.

Quando ouvi a confirmação do nome dele pelo Atlético, recorri à lembrança da feliz experiência do Cruzeiro em 1975, quando Felício Brandi contratou Zezé Moreira. Nove, em 10 torcedores, e seis, em 10 jornalistas, foram contra e diziam que o presidente do Cruzeiro estava cometendo um erro absurdo, que poderia custar muito caro.

O veterano treinador estava com 68 anos, já tinha comandado inúmeros clubes, dirigiu a seleção brasileira de 1952 a 1955. Estava se preparando para aposentar. “Decadente” era a palavra que mais se ouvia para se referir a ele. Pois o “velho” chegou, foi campeão mineiro, vice-brasileiro naquele ano e conduziu a Raposa ao primeiro título da Libertadores da América em 1976.

Ranzinza, temperamento difícil, linha dura, mas profundo conhecedor de futebol. Soube cativar quem precisava: os jogadores, numa época de transição, em que jovens como Joãozinho e Palhinha surgiam, numa mistura que deu certo com gigantes da bola e caráter, como Piazza, Dirceu Lopes, Nelinho, Raul, Zé Carlos e Jairzinho o “Furacão” da Copa de 1970, perto de encerrar a carreira, mas estratégico para o esquema de Zezé Moreira naquela temporada.

Felício Brandi e seus pares de comando calaram a todos, mas não ouviram nenhum torcedor ou comentarista dar a mão à palmatória.

Naquele tempo, 68 anos era “velhice” para um treinador, jogador chegava aos 30 e também recebia essa pecha. Os tempos mudaram, mas parece que os quase 75 de idade estão pesando demais ao Felipão e a diretoria do Atlético está na dúvida sobre quando demiti-lo.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!