BH se despede das Olimpíadas com disputa pela medalha de bronze do torneio de futebol masculino

Mineirão/Agência i7

O jogo entre Honduras e Nigéria, que define o vencedor da medalha de bronze do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos, marca a despedida de Belo Horizonte das Olimpíadas. A partida será realizada neste sábado, às 13h. A capital mineira recebeu outros nove jogos do torneio olímpico neste mês, sendo seis da competição feminina, inclusive a partida das quartas de final entre Brasil e Austrália, que terminou com a vitória brasileira. Para conferir a disponibilidade de ingressos, os interessados devem acessar o site oficial dos Jogos, www.rio2016.com.

Honduras, que perdeu a semifinal para o Brasil, disputa pela quarta vez os Jogos Olímpicos. Em Londres, em 2012, chegou às quartas de final, até então sua melhor campanha, superada neste ano. Já a Nigéria tem mais tradição no futebol olímpico. Em seis participações até 2012, conquistou a medalha de ouro em 1996 e foi prata em 2008. Nas semifinais desta edição, a Nigéria foi eliminada pela Alemanha, que decide o título olímpico contra o Brasil também neste sábado, às 17h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Mascote Vinicius na capital

O mascote das Olimpíadas 2016, Vinicius, estará em Belo Horizonte neste sábado, dia 20. Além de animar a partida entre Honduras e Nigéria, no Mineirão, Vinicius visitar alguns pontos turísticos da capital mineira. Às 8h, ele já estará na região da Pampulha e vai parar para tirar fotos na Casa do Baile e na Igreja de São Francisco de Assis. Às 9h, ele visita a Casa Kubitschek (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Pampulha), local que vai receber uma sessão de narração de histórias.

Vinicius recebeu este nome em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes. O mascote é formado por uma mistura de animais brasileiros e sua missão é contagiar o mundo com sua alegria e celebrar a amizade entre os povos nos Jogos Olímpicos.

Informações sobre itens restritos no estádio

Os torcedores que forem neste sábado ao Mineirão devem ficar atentos ao que pode e o que não pode ser levado ao estádio. O Comitê Organizador dos Jogos publicou o Guia do Espectador, que contém algumas orientações. Entre as proibições, não é permitido entrar com bastão de selfie, assim como o acesso de espectadores portando bolsas, malas, mochilas e afins, salvo se estes itens forem transparentes, de modo a permitir a visualização do conteúdo. É importante saber também que não haverá guarda-volumes disponíveis e os itens em desacordo com o estabelecido pela organização dos Jogos Rio 2016 serão descartados e não serão devolvidos no fim do evento. Os detalhes podem ser conferidos abaixo e também no endereço https://smsprio2016-a.akamaihd.net/documents/Rio2016_itens_proibidos_e_restritos.pdf.

Os espectadores estão proibidos de levar dispositivos explosivos ou materiais e substâncias para produzir tais dispositivos, aparatos incendiários ou substâncias inflamáveis de qualquer espécie, armas de fogo, munições ou qualquer objeto com aparência de uma arma de fogo, quaisquer arma ou objeto produzido ou adaptado para ferir outra pessoa, itens que poderiam, potencialmente, ser usados para atingir ou golpear outra pessoa (incluindo tripés de câmeras ou bastões, além de substâncias venenosas ou tóxicas de qualquer espécie (incluindo drogas ilegais). Os espectadores também estão impedidos de levar qualquer item que possa prejudicar a competição, a operação eficiente da instalação, outros espectadores ou funcionários. Itens como apontadores laser e dispositivos similares, objetos que criam barulho excessivo, como buzinas e apitos, dispositivos de comunicação (outros que não telefones celulares) que transmitem sinais de rádio, como walkie-talkies e hubs sem fio, bicicletas, skates, skateboards, etc., objetos de difícil manuseio como escadas, bancos, cadeiras (dobráveis), caixas, embalagens de papelão, bolsas grandes, mochilas, malas e bolsas esportivas. “Difícil manuseio”, vale dizer, são os objetos maiores que 25cm x 25cm x 25cm e que não podem ser acomodados sob o assento.

Também estão vetados bandeiras e cartazes maiores que 1m x 2m, bandeiras e cartazes contendo qualquer mensagem ou símbolos comerciais, bandeiras de países ou territórios não participantes dos Jogos; qualquer espécie de bebida, qualquer tipo de recipiente de vidro, qualquer modelo de dispositivo eletrônico que possa ser considerado potencial incômodo ou risco à segurança, animais (outros que não cães-guias para deficientes visuais), qualquer item com tema ou mensagens religiosas, racistas, discriminatórias, difamatórias ou xenófobas, que os organizadores entendam que possam ter a intenção de ofender ou incitar a discórdia. Qualquer alimento que não sejam lanches para uso pessoal ou necessários por razões médicas também será vetado. Tripés ou outros equipamentos para câmeras cujos funcionários do evento entendam ter intenção de uso profissional.

Plano operacional de mobilidade

Será implantado um plano especial de mobilidade, que entra em vigor a 0h01.

Confira os detalhes

• Terminal Olímpico – Os torcedores contarão com serviços de transporte especial da Linha 55 – Move Mineirão, partindo da Estação Rio de Janeiro (plataforma 1B), na Avenida Santos Dumont, no Centro, até o Terminal Olímpico, na Avenida Coronel José Dias Bicalho. As partidas dos ônibus serão monitoradas por agentes conforme a demanda de torcedores na estação. A distância de caminhada entre o Terminal Olímpico e o Mineirão é de, no máximo, 500 metros. Após o apito final, a Linha 55 – Move Mineirão será disponibilizada no Terminal Olímpico até três horas após o fim do jogo, com retorno até a Estação Rio de Janeiro. A BHTrans informará o esquema de transporte, previamente, no seu site, www.bhtrans.pbh.gov.br. O preço da passagem é R$ 3,70 e o pagamento poderá ser feito também com o cartão BHBUS.

• Move Corredor Antônio Carlos
– Ida ao Mineirão: para ir ao Mineirão, os torcedores poderão embarcar na Linha Move 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) nas estações Move Rio de Janeiro, na Avenida Santos Dumont, Move Carijós, na Avenida Paraná, e ao longo das estações na Avenida Antônio Carlos. Nesses casos, o torcedor deve desembarcar nas Estações de Transferência UFMG e Mineirão.

– Volta do Mineirão: para a área central, os torcedores terão como opção a linha Move 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais).

– Os torcedores com destino à região Norte poderão contar com as linhas 51 e 52, em direção à Estação Pampulha.

Para evitar filas e garantir agilidade no acesso às Estações, os usuários devem priorizar o cartão BHBUS.

• Outras linhas – Os torcedores também contam com outras linhas do serviço regular de transporte coletivo que terão embarque e desembarque na região do Mineirão. São elas as linhas Move 63 (Estação Venda Nova/ Lagoinha), Move 64 (Estação Venda Nova/ Assembleia via Carlos Luz), Move 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho – via Carlos Luz), Move 68 (Estação Vilarinho/Lagoinha), Move 5250 (Estação Pampulha/ Betânia), Move 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José), Move 6350 (Estação Vilarinho/ Estação Barreiro Via Anel), Move 5106 (Bandeirantes/ BH Shopping), circulares 503 e 504 (Santa Rosa/ Aparecida/ São Luís) e suplementares 51 (Circular Pampulha), 53 (Confisco/ Pampulha/ São Gabriel) e 54 (Dom Bosco/ Shopping Del Rey).

• Pessoas com mobilidade reduzida – Para os torcedores com mobilidade reduzida que desembarcarem nas estações Move e no Terminal Olímpico será disponibilizado um serviço de traslado até o portão do Mineirão. Basta acionar os agentes de trânsito ou anfitriões que estarão disponíveis nos locais e eles irão solicitar o veículo para realizar o traslado.

• Rotas de pedestres (Fan Walk) – Os torcedores chegarão e sairão do estádio por rotas exclusivas para pedestres. Elas terão encaminhamento com gradis e sinalização indicativa para os destinos principais (estádio e Terminal Olímpico). A organização com gradis garantirá segurança e vai melhorar o fluxo de pedestres no entorno do estádio. Poderão acessar essas rotas apenas torcedores com ingressos, moradores e trabalhadores da região, devidamente credenciados. Confira abaixo as três rotas:

– Avenida Abrahão Caram com Avenida Antônio Carlos – a partir da estação Move UFMG até o portão Norte do Mineirão.

– Avenida Carlos Luz – a partir do cruzamento com a Avenida Alfredo Camarate até o portão Sul do Mineirão.

– Avenida das Palmeiras (Terminal Olímpico para o Mineirão), entre as avenidas Cel. José Dias Bicalho e Antônio Abrahão Caram.

• Pontos de Táxi – Serão três pontos, nos seguintes locais: Avenida das Palmeiras, entre Alameda das Falcatas e Alameda dos Jacarandás; Avenida Alfredo Camarate, no lado oposto à Drogaria Araújo, sentido Avenida Otacílio Negrão Lima / Avenida Carlos Luz, e na Avenida Cel. José Dias Bicalho, entre Alameda dos Coqueiros e Alameda das Princesas.

• Veículos fretados – A partir de 0h01 de sábado, dia 20, áreas de estacionamento serão destinadas aos veículos fretados. Esses locais terão capacidade limitada e a ocupação será conforme ordem de chegada, sem reserva prévia. Os locais são os seguintes: Avenida das Palmeiras, entre Avenida Chaffir Ferreira e Alameda das Falcatas, e Avenida Chaffir Ferreira, entre as avenidas das Palmeiras e Otacílio Negrão de Lima.

• Acesso de veículos e estacionamento restrito – No entorno do Mineirão, na área de segurança, só será permitido o acesso de veículos credenciados. Em outras áreas, como no bairro São José, será permitido o trânsito local para moradores, trabalhadores e comerciantes devidamente credenciados. Contudo, será proibido estacionar nas vias. A operação de trânsito no entorno do estádio começará a partir da 0h01 de sábado, dia 20, quando ficará proibido o estacionamento ao longo das áreas de restrição. O estacionamento do Mineirão não será aberto ao público. Na Orla da Lagoa da Pampulha, entre Igreja São Francisco de Assis e Avenida Santa Rosa, o estacionamento ficará proibido, nos dois sentidos, no dia do jogo.

• PVs (Postos de Verificação) – Serão implantados no entorno do Mineirão para controlar a chegada e a saída de profissionais credenciados e dos torcedores com ingressos. Os postos de verificação entram em operação cinco horas antes do horário do jogo desse ponto de verificação até o estádio só poderão circular veículos e pessoas autorizadas previamente. Nos PVs, agentes da BHTrans, da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além de profissionais da organização dos Jogos Olímpicos irão orientar e auxiliar pedestres e motoristas. Os PVs ficarão nos seguintes locais: Av. Carlos Luz com Avenida Alfredo Camarate; Avenida Otacílio Negrão de Lima com Avenida Cel. Oscar Paschoal (rotatória do Mineirinho); Avenida Antônio Abrahão Caram com Alameda das Acácias e no setor para pedestres na Avenida das Palmeiras.

• Operação especial de trânsito – A partir de 0h01 deste sábado, dia 20, serão implantadas áreas de restrição de estacionamento e circulação de veículos no entorno do estádio. Os moradores, ainda que credenciados para acesso, não deverão estacionar nas áreas de restrição. A credencial permitirá, apenas, acesso a essas áreas com restrição. Os moradores não deverão deixar os veículos na via, mas estacioná-los nas garagens. Veículos estacionados nas áreas de restrição serão removidos. Os Postos de Verificação (PVs) entram em operação cinco horas antes do início do jogo e só irão acessar as imediações do estádio os torcedores com ingresso e profissionais credenciados.

• Veículos e Pessoas Credenciadas – Bairro São José – Foram credenciados veículos, moradores e comerciantes que farão o acesso ao bairro por meio da Alameda das Acácias, seguindo na Avenida Dias Bicalho e entrando no bairro pela Alameda das Princesas. Caso algum morador não tenha credencial, haverá um posto de cadastramento nas proximidades do estádio, que será orientado pelos agentes nos PVs. Durante a operação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, as vias do bairro São José terão o sentido de circulação alterado para mão dupla para facilitar o tráfego na região.

• Veículos e Pessoas Credenciadas – Avenida Antônio Abrahão Caram – Foram credenciados veículos, moradores e comerciantes que poderão acessar normalmente a via até a implantação do PV3 (Avenida Antônio Abrahão Caram com Alameda das Acácias), cinco horas antes da partida. Após a implantação do PV3 não será mais permitido o acesso de veículos aos imóveis ao longo da avenida. Os moradores e comerciantes credenciados poderão acessar a via apenas como pedestres durante a operação. Em casos emergenciais o morador/comerciante deverá acionar os agentes para verificar a viabilidade de transitar com veículo no local.

Da Prefeitura de Belo Horizonte

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!