Clássico polêmico: América supera Cruzeiro em jogo com gol mal anulado e jogador expulso

cruzeiro américa
Após a expulsão e o gol mal anulado, o Cruzeiro se desestabilizou e o América aproveitou (Mourão Panda/América)

A primeira partida do Campeonato Mineiro no Mineirão em 2022 foi justamente um clássico do futebol brasileiro. No duelo entre Cruzeiro e América, quem levou a melhor foi o Coelho, que ganhou por 2 a 0, com gols de Patric e Alê. Ao longo da partida, teve de tudo: gol mal anulado, expulsão, confusão entre os jogadores, e muita polêmica.

Com a primeira derrota no torneio, o Cruzeiro caiu para a 4ª posição, com 6 pontos. Já o América subiu para a vice-liderança, com a mesma pontuação. Na próxima rodada, o Cruzeiro visita a Caldense neste sábado (5) no Ronaldão, em Poços de Caldas. O América recebe o Athletic no mesmo dia, no Independência.

#JustiçaPorMoïse

Antes da partida, o Cruzeiro postou um pedido de justiça ao caso do congolês Moïse Kabamgabe. O jovem de 24 anos foi brutalmente assassinado após cobrar um atraso de salário de dois dias em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O crime ocorreu na segunda-feira (24).

Difícil

O jogo começou truncado, com as duas equipes tendo dificuldades para construir jogadas e acertar passes em sequência, já que muitas faltas eram cometidas. Desde o início, ambas as torcidas presentes no estádio cantavam sem parar no Mineirão, empurrando seus times.

Torcidas de América e Cruzeiro presentes no Mineirão (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

Polêmica

Aos 15, o time mandante chegou a abrir o placar após ótima troca de passes envolvendo Waguininho, Rafael Santos e Machado, mas a arbitragem assinalou impedimento de Edu, que havia finalizado para as redes. Porém, o jogador do América dava condição legal ao atacante cruzeirense. Como a primeira fase do Mineiro não possui VAR, o lance não foi revisado.

Expulso, já?

Pouco depois, aos 18 minutos, a situação celeste ficou um pouco mais complicada. O árbitro expulsou o atacante Waguininho após uma agressão ao lateral Patric.

América na frente

Antes do gol anulado e da expulsão, o Cruzeiro estava melhor na partida. Porém, a equipe se desconcentrou e deu mais espaço ao América. Aos 23, Brock cometeu falta em Wellington Paulista a poucos metros da área. Na cobrança de Patric, a bola foi no ângulo, sem chances para Rafael Cabral: 1 a 0 para o Coelho.

A equipe verde estava melhor e ampliou o placar aos 32 do 1T, após um apagão da zaga do Cruzeiro. Patric fez o cruzamento para a área e Alê cabeceou livre no contrapé de Rafael para fazer o 2º americano no jogo.

Por pouco, não veio o 3º aos 40 minutos, quando Wellington Paulista recebeu da entrada da área e chutou rasteiro, para boa defesa de Rafael Cabral.

Mais reclamações

Na marca dos 48, mais uma polêmica no jogo: Paulista acertou o rosto de Willian Oliveira com um chute, após falta cometida pelo jogador do Cruzeiro. Os atletas celestes pediram cartão para o árbitro, que nada marcou. Ao final do 1T, a arbitragem saiu vaiada pelos cruzeirenses no Mineirão.

Tentativa de pressão

Na volta para o 2T, empurrado pelos gritos da torcida, o Cruzeiro tentou correr atrás do prejuízo. Logo aos 4 minutos, Edu chutou sem ângulo e Jori defendeu, tirando para escanteio. O América respondeu bem aos 19 na tentativa de Alê que explodiu na trave direita do goleiro celeste.

Depois, a partida esfriou e o América tomou o controle do jogo, administrando a vitória. No final da partida, aos 43 do 2T, Thiago driblou Jori, mas ficou sem ângulo e demorou para decidir o que fazer com a bola. Pouco depois, fim de papo: Cruzeiro apático e vitória do América por 2 a 0 no Mineirão.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!