Covid-19 volta a preocupar e futebol fecha os portões para torcedores na Europa

jogo sem público europa
Partida entre RB Leipzig e Manchester City foi uma das que proibiram público (Reprodução/Instagram/@mancity)

Com o novo avanço da Covid-19 na Europa, causado pela variante ômicron e pela baixa vacinação em alguns países, diversas nações do continente estão recorrendo ao isolamento social e à restrição de pessoas nos lugares públicos. O futebol é uma das preocupações dos governos, já que atrai milhares de torcedores a jogos de torneios que ocorrem na Europa.

O duelo decisivo entre Bayern de Munique e Barcelona na Liga dos Campeões, por exemplo, será jogado amanhã (8), sem torcida na Allianz Arena, em Munique. 

‘Reduzir contatos’

O anúncio dos portões fechados foi feito por Markus Söder, primeiro-ministro do estado alemão da Baviera. Na região, foram identificados dois novos casos da variante ômicron.

“É importante decidir hoje, de forma unitária para todo o país, que espectadores não sejam admitidos. Se não funcionar a nível federal, faremos somente a nível da Baviera. O futebol tem uma importante função como exemplo. Agora mesmo temos que reduzir contatos em todas as partes”, afirmou o político ao canal Bayerischer Rundfunk.

Até o final do ano

Essa mudança está em vigor na Baviera até o fim deste ano e também vai abranger partidas da Bundesliga, principal campeonato alemão. Os duelos do Bayern contra Mainz e Wolfsburg também não terão público na Allianz Arena.

Outros clubes europeus

Pela Liga dos Campeões da Europa, o RB Leipzig jogou hoje (7) contra o Manchester City sem público na Red Bull Arena, na Alemanha. Na Inglaterra, o Tottenham enfrenta um surto de Covid-19 no elenco, com 6 atletas e 2 membros da comissão técnica contaminados.

Os positivados precisam passar por isolamento de dez dias, de acordo com os protocolos sanitários. Com isso, o clube acabou afetado para as próximas partidas, incluindo o duelo contra o Rennes, nesta quinta-feira (9), válido pela UEFA Conference League.

‘Surto’ de ômicron no futebol

Ainda na Europa, na semana passada, Portugal confirmou os 13 primeiros casos da nova variante ômicron do coronavírus no país: todos foram diagnosticados entre atletas e comissão técnica do time de futebol Belenenses. Após a partida ser encerrada mais cedo, o clube reivindicou a reposição do jogo.

Em decorrência do surto de Covid-19 na equipe, apenas nove jogadores entraram em campo e o time perdeu para o Benfica por 7 a 0, pela Primeira Liga. O duelo precisou ser finalizado no início do 2º tempo, uma vez que o Belenenses ficou com apenas 6 atletas no jogo, quantidade insuficiente e não permitida para a prática do esporte.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!