Cruzeiro, Galo, América e mais clubes apoiam o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Diversos clubes fizeram postagens em lembrança da data (Staff Images/Cruzeiro + Pedro Souza/Atlético + Reprodução/Twitter/@AmericaMG)

Diversos clubes, como os mineiros Cruzeiro, Atlético e América, além do Estádio Mineirão, fizeram postagens pregando o respeito às diferenças no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, nesta terça-feira (17). Nas redes sociais, torcedores apoiaram as manifestações, mas também pediram por medidas mais concretas contra o preconceito a essa população.

Cruzeiro

O Cruzeiro se manifestou pela manhã, pouco depois das 9h. O clube chamou atenção para a estatística de que o Brasil é o país no mundo que mais mata essa parcela da sociedade, com uma morte a cada 29 horas. “A região Sudeste é a 2ª região mais violenta com a população LGBTQIA+ no Brasil: apenas em 2021, foram 276 homicídios contra essa população!”, escreveu o time.

A postagem da Raposa também apontou dados relacionados ao esporte. “No Futebol, foram registrados 19 casos graves de LGBTfobia. Isso precisa acabar! Hoje é Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia. Ou lutamos contra, ou somos parte do problema”, reiterou o Cruzeiro. Veja:

Atlético

Pela manhã, o Atlético fez uma publicação pouco antes de 11h, por meio do programa de sócios do clube, o Galo na Veia. A conta possui cerca de 102 mil seguidores, um valor cerca de 22 vezes menor em comparação aos fãs do perfil do Atlético, que são mais de 2,4 milhões.

Parte da torcida parabenizou a iniciativa e também pediu uma postagem na conta com mais alcance nas redes(tweet mais abaixo). Posteriormente, por volta das 15h, o time alvinegro postou uma imagem no perfil oficial, com os dizeres: “Lutar, lutar, lutar, pelo direito de expressar toda forma de amor. Neste jogo, o Galo veste as cores da diversidade”. Confira:

América

Por volta de 16h, o América fez um post em homenagem ao dia. Na imagem, o Coelho ressaltou: “Ser americano é se orgulhar, resistir, lutar”. Já na legenda, o clube disse que “está ao lado da luta contra a homofobia, transfobia e bifobia! Pela liberdade de ser e amar quem for!”. Nas respostas, um torcedor sugeriu um novo produto: “Seria legal uma camisa do América Pride”. Veja a postagem abaixo:

Mineirão

Maior estádio de Minas Gerais, o Mineirão também reforçou o apoio à luta contra a LGBTfobia. “17 de maio: Uma data muito importante que reforça a luta contra a discriminação! Essas ações precisam de mais espaço e fortalecimento, principalmente em cenários tão preconceituosos, como o futebol”, postou.

O Gigante da Pampulha também fez uma pergunta aos seguidores, sugerindo uma reflexão: “Qual atitude LGBTfóbica te incomoda dentro do esporte?”. “Ficar falando ‘Maria’ e ‘Franga’ como se fosse xingamento. Parar com essa babaquice, quer se xingar, fala de títulos, jogadores, jogos históricos, cor do clube”, respondeu um seguidor no Instagram.

Avaí responde

O perfil oficial do Avaí, que disputa a Série A, rebateu alguns comentários de cunho preconceituoso no Instagram e a reação do clube foi aplaudida pelos torcedores nas redes. “Quero saber o que o Avaí tem a ver com isso, agora é apologia?”, perguntou um seguidor. “O Avaí é de TODOS e para TODOS!”, respondeu o clube catarinense. Veja abaixo:

Mais clubes

A maioria dos clubes que jogam a Série A do Brasileirão manifestaram seu apoio em favor da luta da população LGBTQIA+. Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Internacional, Athletico-PR são alguns exemplos. Alguns dos principais clubes da Série B, Cruzeiro, Vasco, Grêmio e Sport também fizeram publicações nas redes. Confira algumas:

Reações dos torcedores

Nas redes, os torcedores de diversos times aprovaram os posicionamentos, mas também ressaltaram a necessidade de iniciativas constantes e efetivas contra a LGBTfobia. “Quais medidas reais estão tomando pra combater de fato esse mal que é tão forte no meio do futebol profissional?”, indagou um torcedor.

“Cruzeiro, a parcela LGBTQIA+ de sua torcida agradece fortemente por este importante posicionamento, tendo em vista as violências que ocorrem não somente nos estádios, mas em todos os espaços”, agradeceu um cruzeirense.

“Finalmente. Demorou, após os outros perfis do Galo postarem, mas postou. Galo, você só é o que é por causa da Massa. Então, todos os atleticanos merecem sentir que o clube protege a gente. Te amo”, parabenizou um atleticano. Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!