Documentário sobre a história do Cruzeiro conquista prêmio no Festival de Cinema de Futebol

doc cruzeiro
Documentário tem cerca de 60 minutos e mostra entrevistas com dezenas de pessoas (Reprodução/YouTube/Cruzeiro Esporte Clube)

O documentário “Em Busca da História do Cruzeiro” conquistou o 1º lugar na 12ª edição do Festival de Cinema de Futebol (Cinefoot), o maior festival de cinema de futebol da América Latina. Dirigida por Gustavo Nolasco e André Amparo, a produção apresenta o início da história do Palestra Itália/Cruzeiro e venceu na categoria principal, a de “melhor filme da mostra competitiva internacional de longas-metragens”.

Soberano no voto popular, o documentário faz parte das ações especiais para o ano do centenário do Cruzeiro, que foi fundado em 1921.

Principal da América Latina

A conquista no Cinefoot foi comemorada por Lidson Potsch Magalhães, presidente do Instituto Palestra Itália, que co-produziu o documentário sobre o Cruzeiro: “É uma alegria imensa para nós saber que um projeto como esse foi premiado no festival, que é o principal na América Latina. Essa premiação é resultado de um trabalho maravilhoso, feito com muita dedicação por toda a equipe”.

O presidente lembrou que a produção ocorreu recentemente. “Foram muitos meses de trabalho, e em meio aos desafios de uma pandemia. Parabéns a todos os profissionais, aos competentíssimos diretores e também a torcida, que tem agora esse importante legado”, congratulou.

Como assistir

Do Palestra em 1921, até virar Cruzeiro Esporte Clube em 1942, e conquistar o primeiro Campeonato Brasileiro em 1966, muita história existe e se entrelaça com o próprio desenvolvimento da capital Belo Horizonte e o crescimento do futebol no estado por meio da construção do Mineirão.

Com duração de 60 minutos, o documentário resgata parte da trajetória centenária do time. Durante a produção, foram mais de 70 conversas com ex-jogadores, historiadores, jornalistas, torcedores, dirigentes, funcionários do clube e filhos de operários e imigrantes.

Os entrevistados participaram desde o início do projeto que transformou o Cruzeiro em um dos grandes clubes do Brasil e do mundo. O documentário completo está disponível na conta oficial do Cruzeiro no YouTube:

No pódio da categoria longa-metragem do Cinefoot, foram premiados outros dois filmes brasileiros: em 2º lugar, “O Vice de Ouro”, do diretor Nícollas de Oliveira, e, em 3º, “Invictos – O Título da Lusa na Copinha de 1991”, de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!