Dorival Júnior será o novo treinador da Seleção Brasileira

dorival junior
Dorival Júnior disse ao São Paulo que aceitou a proposta da CBF e vai ser o novo treinador da Seleção Brasileira (Rubens Chiri / São Paulo / Divulgação)

Dorival Júnior, de 61 anos, vai ser o novo treinador da Seleção Brasileira. O paulista informou à diretoria do São Paulo, neste domingo (7), que aceitou a proposta do presidente Ednaldo Rodrigues para ser o comandante da amarelinha.

De acordo com o ge, o anúncio oficial deve acontecer até a próxima quarta-feira (10). Dorival se tornou o principal alvo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) depois da demissão de Fernando Diniz.

O também treinador do Fluminense não resistiu a pressão por resultado e acabou sendo demitido do cargo de interino. Quando foi contratado, a ideia do presidente era contar com Carlo Ancelotti. Mas, o italiano renovou recentemente com o Real Madrid em meio ao afastamento de Ednaldo da CBF.

Nos últimos dias, Ednaldo entrou em contato com o atual técnico campeão da Copa do Brasil que ficou muito feliz com o convite. Esse, inclusive, era um desejo antigo do paulista.

Mas Dorival Júnior terá muita dificuldade durante o ciclo da seleção brasileira até a próxima Copa do Mundo daqui a dois anos e meio.

A Confederação vive uma crise política e, dentro de campo, a seleção está longe de viver o melhor momento. Ocupa apenas a sétima posição nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Isso tudo também gera uma pressão ainda maior para a Copa América, que acontece em junho deste ano e acontecerá nos Estados Unidos.

Currículo Dorival Júnior

O currículo de Dorival Júnior é vasto. O treinador é um dos mais experientes do Brasil, tendo treinado alguns dos principais clubes do país, como Flamengo, São Paulo, Atlético e Cruzeiro.

O primeiro grande clube que Dorival assumiu foi o Cruzeiro em 2007. O treinador classificou a Raposa para a Copa Libertadores, mas teve contrato rescindo ao final da temporada.

Depois disso, ele assumiu os comandos de Vasco e Santos e, em 2010, treinou o Galo. No Galo, o desempenho foi apenas razoável, tendo escapado do rebaixamento naquele ano e deixando o clube no meio da temporada após 52 jogos e apenas 25 vitórias.

Inter, Flamengo, Palmeiras, Fluminense e São Paulo também estão no currículo de Dorival Júnior. No Urubu, por sinal, o treinador conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores de 2022, mas ainda assim foi demitido do clube, que, no ano seguinte, perderia para o São Paulo de Dorival na final da Copa do Brasil.

Logo, o treinador é bicampeão do torneio, tendo conquistado as duas últimas edições. Ele já havia erguido o mesmo troféu com o Santos em 2010.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!