Em jogo truncado, Galo e América ficam no empate no 1º clássico pela Libertadores

atlético américa libertadores
As duas equipes se enfrentaram pela primeira vez na Libertadores (Pedro Souza/Atlético)

O primeiro clássico mineiro na Libertadores acabou em igualdade entre Galo e América nesta noite de quarta-feira (13) no Mineirão, em Belo Horizonte. No duelo entre os mineiros, Felipe Azevedo abriu o placar para o Coelho e Ademir, ex-jogador do alviverde, conseguiu o empate para o Galo nos minutos finais.

Por enquanto, o Atlético é líder do Grupo D, com 4 pontos. Já o América continua sem vencer na fase de grupos e somou seu primeiro ponto no torneio. Daqui a cerca de 2 semanas, na próxima rodada da Liberta, o Galo visita o Independiente del Valle lá no Equador, na terça-feira (26). Já o Coelho recebe o Tolima no dia seguinte (27), no Independência, em BH.

Tá estranho

O jogo começou truncado, com o América tentando marcar os ataques do Atlético com precisão. Enquanto o alvinegro procurava ter mais ofensividade, o alviverde trabalhava para anular o perigo, forçar o erro do adversário e buscar contra-ataques.

Trabalha, Jailson

O goleiro do Coelho foi exigido desde o início da partida. Aos 24 do 1T, a cobrança de falta de Nacho obrigou Jailson a espalmar para escanteio. Apenas 3 minutos depois, Arana fez o cruzamento na direção do gol, mas o arqueiro tirou de novo.

Pouco inspirados

Na marca dos 36, o volante Allan chutou de primeira para o gol, mas a bola foi perto da trave. Pelo lado do América, os cruzamentos para a área eram pouco efetivos e a zaga atleticana se virava para afastar. Zaracho chegou a marcar um gol aos 41 do 1T, mas foi marcado o impedimento no lance. Vargas quase abriu o placar aos 43, mas a cabeçada de dentro da pequena área foi por cima.

Na volta para o 2T, aos 3, Arana tentou outro chute venenoso, mas Jailson defendeu de novo e evitou o gol atleticano.

América na frente

Pouco depois, aos 5, quem conseguiu acertar as redes foi o time visitante. O atacante venceu o zagueiro Godín no meio de campo, arrancou e tirou Jair da jogada. No chutaço de fora da área, a bola foi no ângulo, sem chances para Everson: 1 a 0 no Mineirão. Esse foi o primeiro gol do jogador com a camisa do América desde o dia 30 de abril: nesta temporada, ele marcou 2 vezes em 14 jogos até então.

Tenso

O Galo tentou a resposta perigosa aos 15 na cabeçada de Jair, sozinho na pequena área. Porém, a bola subiu. Ao longo do 2T, a equipe de “El Turco” tentava correr atrás do prejuízo e furar a marcação americana, mas com pouco sucesso. Aos 36, após a confusão na área, a bola sobrou para Arana. O lateral tentou uma cavadinha, porém, a bola subiu.

‘Lei do Ex’

Quando a partida caminhava para o fim, a “Lei do Ex” atacou no Mineirão! Na marca dos 39, Mariano lançou para Admir, que dominou – levemente impedido – e tirou de Maidana. No chute, a bola foi direto para as redes: tudo igual no Mineirão com o gol do ex-atacante do América. Como a Libertadores não tem VAR na fase de grupos e a arbitragem seguiu o lance, o gol foi confirmado para o Atlético.

Aos 45, o América tentou chegar com o lançamento para Carlos Alberto e Everson chegou tirando a bola para salvar o Galo. O Coelho investiu de novo aos 49 com o chute de João Paulo, que passou ao lado do gol. Pouco depois, fim de papo: ninguém venceu o primeiro clássico mineiro da Libertadores.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!