Fábio está fora: Goleiro anuncia saída do Cruzeiro e revela que clube ‘não deu outra opção’

fábio
Ídolo do Cruzeiro deixa o clube em meio a embate com diretoria (Vinícius Silva/Cruzeiro)

Após conflitos nas negociações, uma renovação cancelada e muita ansiedade por parte dos torcedores, o goleiro Fábio, do Cruzeiro, deu a notícia que a torcida tanto temia: ele está fora do clube. Em anúncio feito há pouco, na noite desta quarta-feira (5), o goleiro anunciou que não seguirá com o Cruzeiro. Segundo Fábio, a decisão foi unilateral e contra o desejo dele, que era de continuar no clube.

“Tentei de todo o meu coração permanecer no Cruzeiro. Sempre fui transparente e vocês saberão a verdade agora”, começou o goleiro em carta publicada no Instagram, destinada à Nação Azul. Na publicação, Fábio relembrou que, há dois meses, já havia renovado com o Cruzeiro para a próxima temporada. A renovação foi feita com o presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues, antes de Ronaldo Fenômeno anunciar a compra da SAF (Sociedade Anônima de Futebol).

Tudo mudou, conforme Fábio, quando a nova administração assumiu o comando. “Quero deixar claro que aceitaria a readequação ao novo teto salarial, mas essa nova administração não me deu essa opção. Sempre estive pronto para ajudar o Cruzeiro, inclusive me readequando a nova realidade, o que já fiz em outros momentos de dificuldade do clube”, continuou.

‘Lutei, insisti e tentei em vão’

Na publicação, Fábio ainda rebateu os boatos de que sua permanência no clube estaria ameaçada por uma recusa a diminuir o salário, conforme plano da nova administração. “De todo o meu coração, segui para o clube feliz e tranquilo, aberto a escutar e ajudar no que fosse preciso, mas para minha surpresa, a atual diretoria foi clara, que não deseja contar comigo desportivamente para 2022”, disse o goleiro, lembrando a reunião convocada pela diretoria para ontem (4).

“Em nenhum momento da conversa me deram a opção de continuar. Não fico triste pela minha história e amor ao clube, pois sei que meu amor e respeito ao Cruzeiro Esporte Clube nunca se apagarão, mas fiquei triste porque me sinto pronto para trabalhar e ajudar ainda mais o Cruzeiro. Lutei, insisti e tentei, infelizmente em vão!”, desabafou o atleta.

Alfinetada em Paulo André

O relato conta ainda como foi a condução das negociações que seriam decisivas para o futuro de Fábio no Cruzeiro. “Na reunião, estava o presente diretor executivo Pedro Martins e Gabriel Lima, representando a atual gestão. Paulo André, que estava na sala ao lado, não teve sequer a consideração de me cumprimentar, sendo ele um ex-companheiro de clube”, revelou Fábio, citando o ex-zagueiro e atual gestor celeste, que faz parte do comitê de transição montado por Ronaldo.

Após o relato do goleiro, os nomes dele, do Cruzeiro e de Paulo André foram direto para os assuntos mais comentados do Twitter, com milhares de posts sobre a saída de Fábio. E foi difícil achar um cruzeirense satisfeito por lá. A maioria esmagadora dos comentários tinha críticas à decisão da Raposa e outras direcionadas especificamente a Paulo André.

Pedidos negados

Fábio disse ainda que, ao perceber a inevitabilidade do desligamento, chegou a tentar um “meio-termo” com o clube, mas não foi atendido. “Meu único pedido foi que meu contrato se encerrasse em dezembro de 2022, dentro do teto que está sendo praticado”, disse o jogador sobre um dos pedidos negados: “Não me deram opção que não fosse finalizar a minha vida no Cruzeiro ao final do Campeonato Mineiro”.

“Me disseram que qualquer outro cenário estava invisibilizado e que eu não faço parte do planejamento desportivo para 2022”, continuou o goleiro, que disse ainda que recusou a possibilidade de estender sua história no clube por mais três meses.

Paulo André, eu nunca gostei de você. Você era um péssimo zagueiro e pelo visto é uma péssima pessoa também”, disparou uma torcedora. “Paulo André não cumprimentar o Fábio? Quem é Paulo André? No mínimo tem que ter respeito à história do Fábio no Cruzeiro”, disse outro, ecoando a opinião de diversos outros internautas.

‘Obrigado, Nação’

Depois de dar todos os detalhes das negociações com o clube e se dirigir com muito carinho aos torcedores celestes ao longo de todo o relato, Fábio concluiu: “Com o coração apertado, com lágrimas e dor que preciso aceitar que não contam comigo no clube, mesmo sabendo que fiz tudo que poderia”.

“Deixo aqui meu agradecimento à Nação Azul, a cada um dos funcionários do clube e a todos aqueles que, de alguma forma, fizeram parte desta linda história. Amo vocês! Obrigado nação, obrigado Cruzeiro Esporte Clube por anos de muito carinho e respeito. Estou torcendo e orando por vocês”, finalizou. Veja o comunicado na íntegra abaixo:

Cruzeiro declara ‘gratidão eterna’

Pouco após a publicação de Fábio, o Cruzeiro veio a público para confirmar a informação e agradecer o goleiro. “O ídolo que por tantos anos, tantos jogos e com tanta vida nos representou embaixo das traves, como se fosse cada um de nós da Nação Celeste, não estará mais ali, em campo”, disse o clube por meio das redes sociais.

Em uma série de publicações e sem mencionar as decisões unilaterais citadas por Fábio, o Cruzeiro relembrou as conquistas do goleiro à frente do Cruzeiro. “Nossa gratidão será, como seu registro na história do Cruzeiro, eterna. E a Toca será, para sempre, a casa do Fábio. Assim como o coração de todos nós”, concluiu.

O Cruzeiro afirmou ainda que vai realizar uma série de homenagens ao goleiro nos próximos dias: “Porque ele merece e todo cruzeirense também”.

Torcedores e colegas reagem: ‘Piada, né?’

Não demorou muito para que as publicações do Cruzeiro e de Fábio fossem tomadas por uma enxurrada de manifestações de cruzeirenses – mas com tons bem diferentes. Ao clube, a torcida demonstrou revolta após saber da versão de Fábio e lamentou o desfecho do ídolo.

“O que vocês estão fazendo?? Não deixem esse homem ir embora”, pediu um torcedor nos comentários. “Não dá pra engolir assim, sem ter uma explicação sobre o que o Fábio postou”, disse uma segunda, enquanto outro disparou: “Inaceitável! Que ingratidão com o cara!”.

O zagueiro Léo, ex-Cruzeiro, também se manifestou. “Guerreiro, é até difícil falar algo, mas não surpreendo em nada, o que falar?”, comentou. “O legado e o que mais importa, a intenção do coração é o que mais importa, todas as batalhas, lutas, choros, vitórias, títulos”, continuou o zagueiro, que ainda completou: “Você é o herói de muita gente, tocou muita gente, alegrou muita gente! Você é o cara!”. Momentos antes, Léo já havia comentado: “Piada, né?”.

Outro ex-jogador celeste que fez questão de se manifestar foi o ex-lateral Ceará. Pelos comentários da publicação de Fábio, ele disse: “É inacreditável, irmão!!! Revoltante o que estão fazendo com o Cruzeiro… Tudo em nome de uma ‘gestão equilibrada’… Será que clube empresa é bom mesmo? Vamos ver as cenas dos próximos capítulos! Será que a torcida terá voz?”

Legado glorioso

Se os conflitos com a nova administração marcaram o fim do ciclo do goleiro no Cruzeiro, para a torcida, ele sai pela porta da frente – e com mérito incontestável. Atleta que mais vezes defendeu o clube em seus 101 anos de história, Fábio entrou em campo 976 vezes com a camisa celeste. Em 2022, muitos torcedores já estavam ansiosos para comemorar a milésima partida do goleiro.

Em 16 anos de história, o agora ex-capitão ajudou o clube a conquistar sete vezes o Campeonato Mineiro (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019) e três Copas do Brasil (2022, 2017 e 2018), além de levantar duas vezes a taça do Brasileirão (2013 e 2014).

Além dos 12 títulos, Fábio deixa o Cruzeiro com um histórico de 34 pênaltis defendidos e 991 gols sofridos.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!