Finalista na Copa América, seleção feminina garante vagas na Copa 2023 e Olimpíadas 2024

seleção brasileira feminina futebol
A seleção brasileira busca o oitavo título da Copa América (Thais Magalhães/CBF)

Após se classificar para a final da Copa América, a seleção brasileira feminina de futebol está garantida na Copa do Mundo de 2023 e nas Olimpíadas de 2024. Com gols de Ary e Bia Zaneratto, o Brasil derrotou o Paraguai na noite de ontem (26) pela semifinal da Copa América no Estádio Alfonso López, onde jogará neste sábado (30) às 21h a final contra a Colômbia.

As atletas comandadas pela técnica sueca Pia Sundhage buscam o oitavo título brasileiro no torneio continental, que está em sua nona edição. A Copa do Mundo do ano que vem será sediada na Austrália e na Nova Zelândia, enquanto as Olimpíadas de 2024 acontecerão em Paris, na França.

Copa do Mundo e Olimpíadas

De acordo com o regulamento, as seleções finalistas da Copa América estão automaticamente classificadas às Olimpíadas. Já em relação à Copa do Mundo, as três primeiras equipes do campeonato continental se dirigem ao Mundial.

Os Estados Unidos também estão garantidos nas Olimpíadas de Paris em 2024. As atletas norte-americanas foram classificadas após a conquista do título do Campeonato das Américas do Norte e Central e Caribe, no México. Anfitriã, a França tem sua vaga automática em Paris 2024.

Copa América

Na Copa América, além da vitória por 2 a 0 para o Paraguai na semifinal, a seleção feminina do Brasil soma mais quatro triunfos sem sofrer gol: 4 a 0 contra a Argentina; 3 a 0 no Uruguai; outro 4 a 0 na Venezuela e 6 a 0 contra o Peru.

Vale ressaltar que o time brasileiro nunca perdeu para a Colômbia na história, somando oito vitórias e um empate. No retrospecto geral, são 42 gols a favor do Brasil e apenas quatro do lado adversário. Neste sábado (30) às 21h, as equipes se enfrentam na finalíssima da competição.

Em busca do octa

Maior vencedor da Copa América, o Brasil soma sete títulos em oito edições – os três últimos foram consecutivos, em 2010, 2014 e 2018. Apenas no ano de 2006, a seleção brasileira feminina ficou com a prata, perdendo a final para a anfitriã Argentina. Já a outra finalista Colômbia soma dois vices, em 2010 e 2014.

A medalha de bronze da Copa América 2022 será decidida entre Paraguai e Argentina nesta sexta-feira (29), às 21h, no Estádio Centenário.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!