‘Genesis Experience’: Lago interditado na mansão de Neymar fazia parte de reality show; entenda

A construção do lago fazia parte de um reality show (Reprodução/Instagram + Reprodução/redes sociais)

A construção de um lago artificial na mansão do jogador Neymar em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, virou alvo de debates depois que a obra foi interditada pela prefeitura da cidade na última quinta-feira (22). Toda a movimentação, no entanto, fazia parte de um reality show, o “Genesis Experience”, organizado por uma construtora brasileira (entenda abaixo).

De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, uma série de infrações ambientais foram descobertas na propriedade, como desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas, e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental.

‘Genesis Experience’

O reality é uma iniciativa da empresa Genesis Ecossistemas, fundada em 2004 e idealizada por Ricardo Caporossi Júnior. A construtora realiza serviços de arquitetura e paisagismo, com foco em lagos em piscinas naturais.

A proposta do “Genesis Experience” é concluir uma obra complexa em dez dias e, enquanto o trabalho é feito, todo o processo é gravado e postado nas redes sociais da empresa. Neste ano, a quarta edição do programa foi uma parceria com Neymar.

A ideia é oferecer aos participantes, dez no total, uma imersão no mundo da construção de lagos. Cada um dos inscritos paga cerca de R$ 120 mil para entrar no desafio. O valor incluía acomodações e alimentação durante a construção do lago artificial, além da entrada na festa de inauguração.

Existiu ainda um processo seletivo para escolher quem seriam os dez participantes oficiais do programa. Os interessados precisaram pagar R$ 450 para se inscrever nessa primeira fase.

A edição do “Genesis Experience” em parceria com Neymar aconteceu entre os dias 12 e 22 de junho.

O que diz a Genesis Ecossistemas?

A Genesis Ecossistemas usou as redes sociais para se posicionar acerca do assunto. A instituição informou que tem “total compromisso de respeito e integral cumprimento da legislação Brasileira em todas as suas atividades”.

A empresa ainda alega que não teve acesso aos “supostos procedimentos instaurados” e que discorda das notícias veiculadas nos meios de comunicação, “pois não correspondem à verdade”.

“A despeito da repercussão destas notícias, a Genesis Ecossistemas esclarece que está tomando as devidas providências para ter acesso aos mencionados procedimentos instaurados e, a partir de então, apresentar todos os esclarecimentos e informações necessários”.

Nova vistoria

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, vistoriou novamente a mansão do jogador Neymar no último sábado (24). Ao analisarem o local, os fiscais notaram que a interdição aplicada na última quinta-feira (22) havia sido descumprida. O atleta foi multado mais uma vez.

Nesta nova visita, os profissionais identificaram movimentações na área interditada, o que configura não só o rompimento do embargo, como outras infrações ambientais. Por essa razão, Neymar foi multado novamente.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!