Até 20 mil torcedores e sem crianças: Governo estadual e FMF limitam público para o Mineiro

publico estadios
Jogos poderão ter até 20 mil torcedores nas 2 primeiras rodadas do Mineiro (André Araújo/Cruzeiro + Mourão Panda/América + Bruno Sousa/Atlético)

Nas duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro 2022, públicos de até 20 mil torcedores poderão ir aos jogos, como forma de tentar conter a propagação da variante ômicron da Covid-19. O Governo de Minas e a FMF (Federação Mineira de Futebol) chegaram ao consenso em reunião na tarde desta quarta-feira (19). A medida vale para todos os estádios mineiros e será posta em prática na 1ª rodada, que começa na próxima terça-feira (25).

Vale lembrar que, novamente, Minas Gerais bateu o recorde de casos confirmados de Covid-19 em 24 horas. De acordo com boletim divulgado pelo governo estadual hoje, foram 27.683 casos registrados neste período (saiba mais aqui).

Sem crianças

Além da restrição de público, também não será permitida a entrada de crianças de até 12 anos. O uso obrigatório de máscara também será exigido e todos os torcedores precisarão apresentar certificado de vacinação com as duas doses, ou comprovante de que tiveram a Covid-19 nos últimos 30 dias.

Segundo Adriano Aro, o presidente da FMF, o começo do campeonato servirá de teste para o restante da competição. “Essas primeiras duas rodadas servirão de referência para as rodadas seguintes. Será feito uma experiência, monitorando os casos ao longo desse período, bem como o comportamento dos torcedores nas partidas”, disse.

Estádios da capital

O Mineirão pode receber até cerca de 62 mil pessoas e foi o mais afetado pela medida, com cerca de 30% de sua capacidade permitida. Já o Independência possui cerca de 23 mil lugares. Dessa forma, o estádio localizado no Horto pode ficar praticamente lotado – afinal, uma ocupação de 20 mil pessoas representa 90% do teto estabelecido.

Atlético é contra

América e Cruzeiro ainda não se posicionaram sobre a medida. Já o Atlético divulgou na manhã de hoje (19) uma nota de repúdio contra as restrições (veja aqui). Para o time, uma “iniciativa nessa linha seria completamente injustificada”, mesmo com o vertiginoso aumento nos casos da Covid-19. 

Para o Atlético, o ambiente dos jogos está mais controlado, em função da exigência de vacinação ou teste negativo da Covid-19. “Além disso, o aumento momentâneo do número de casos de Covid refere-se a uma variante mais branda do vírus, que ocasiona, na quase totalidade dos casos, somente sintomas leves de gripe”, defende na nota. 

Torcida Atlético
Clube justificou dizendo que a atual onda de Covid é mais branda (Bruno Sousa/Atlético)

Impactos para o Cruzeiro

A medida pode afetar uma ação planejada pelo Cruzeiro, no mínimo, para o primeiro jogo como mandante. Há uma semana, em live exclusiva para os sócios do clube, o empresário Ronaldo afirmou que o público contará com condições especiais nos 2 primeiros duelos em casa no Mineiro. 

“Todos os sócios terão direito a ingressos grátis nos dois primeiros jogos no Mineirão no Campeonato Mineiro. Isso também vale para todo mundo que aderir até quinta-feira, dia 20. Os torcedores que ainda estão nos planos antigos vão ter direito a mais um ingresso para acompanhante”, afirmou.

Até o momento, o Cruzeiro soma mais de 26 mil sócios. Em comparação aos 20 mil torcedores agora permitidos no estádio, receber todos os sócios da forma como anunciado pode ficar logística e matematicamente inviável para o time.

ronaldo live sócios
Ronaldo fez o anúncio da ação em live exclusiva para sócios do clube (Rodrigo Sanches/Cruzeiro)

Perigos da variante

O BHAZ conversou com o diretor médico da Target Medicina de Precisão, Adelino de Melo Freire Junior, que defendeu a continuidade das medidas de prevenção. Segundo o infectologista, o potencial de transmissão da variante, que tem causado o aumento recorde nos casos de Covid-19, é o suficiente para que precauções maiores sejam tomadas. “Mesmo que a proporção de casos graves seja menor, a quantidade absoluta é muito grande”, ressalta.

“A gente tem que manter as medidas de precaução, porque a capacidade de transmissão é tão grande que o impacto existe do mesmo jeito. O volume de pessoas é enorme e, ainda que tenha o risco baixo, algumas pessoas podem ter um caso mais grave”, reforça.

Em relação às medidas de prevenção para o público de jogos em competições como o Mineiro, Adelino ressalta que todas são medidas complementares. “É como a metáfora do queijo suíço, em que cada fatia é uma camada de proteção: a testagem, a máscara, a vacina, a limitação de quantidade de pessoas. Isoladamente, a proteção é limitada”, explica.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!