Influenciador mineiro é alvo de ataques racistas em propaganda para o Galo

wallace militão
Influenciador sofreu racismo após estrelar propaganda para o Atlético (Reprodução/@Atletico/Twitter)

O influenciador digital mineiro Wallace Militão denunciou ter sofrido racismo em uma campanha publicitária feita para o Atlético, time para o qual ele torce. Neste domingo (13), o clube se pronunciou sobre os ataques, lamentando a discriminação feita contra o atleticano.

Wallace Militão estrelou uma propaganda sobre o aplicativo do Galo, que permite que o torcedor tenha acesso aos ingressos dos jogos mesmo off-line. No vídeo postado no Twitter, o influenciador encenou a entrada no Mineirão e falou sobre o app.

Após a repercussão da propaganda, vários torcedores deixaram comentários racistas sobre o cabelo de Wallace, confira um deles:

Reprodução/@HumbertoMS/Twitter

‘Não tinha ninguém de pele clara?’

Por meio do Twitter, Militão denunciou que sofreu vários ataques racistas por conta da propaganda para o Atlético. “Quinta-feira agora o Galo postou uma ação comigo sobre o App do clube e teve uma resposta que mais uma vez me fez repensar sobre me expor: ‘Não tinha ninguém de pele clara?'”.

“Fiquei calado durante todo o dia, fui pro jogo, curti, bebi e deixei pra dar uma resposta pra isso na sexta. Depois de dar a resposta, foi como se tivesse aberto a caixa de esgoto da internet. Vários tweets dos quais não vou citar nenhum em específico aqui pois quem vai fazer Não sou eu e sim a delegacia de crimes cibernéticos”.

Segundo o influenciador, os ataques racistas partiram de perfis falsos “e estranhamente parecia um ataque planejado de alguma forma”, disse ele. “Mais tarde os mesmos que me atacavam de forma pessoal, começaram a atacar dentro da campanha pra ver se o Atlético tirava o vídeo do ar por causa de uma camisa de 2001”.

Wallace diz seu rosto será muito visto

“O problema nunca foi a camisa, essa campanha vem sendo postada desde agosto e coincidentemente só agora que isso se tornou um problema. Estranho né? Já tô acostumado, infelizmente”, lamentou Wallace.

Apesar do ocorrido, o influenciador declarou que não vai parar de trabalhar e que as pessoas ainda vão ver sua “cara preta e favelada muitas vezes” no dia a dia. “E se não for eu, vão ser meus iguais. A gente não vai parar, te resta aceitar. Tomamos pra gente. Um beijo e um abraço de quem vai te incomodar muito ainda”.

Wallace Militão postou ‘nota oficial’ sobre o ocorrido (Reprodução/@Wallacemilitao/Twitter)
Wallace Militão postou ‘nota oficial’ sobre o ocorrido (Reprodução/@Wallacemilitao/Twitter)

Atlético se pronuncia

Na tarde deste domingo, o Atlético se pronunciou sobre os ataques racistas sofridos pelo influenciador: “O #Galo condena os ataques racistas feitos contra o Wallace, atleticano que participou da nossa campanha”, escreveu o clube, no Twitter.

“É lamentável que a presença de uma pessoa preta em um vídeo publicitário, por si só, gere comentários preconceituosos. Reforçamos nossa posição antirracista e de valorização da diversidade, afinal, o Galo é de todos. #GaloAntirracista”, concluiu. Confira:

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!