O que Atlético e América precisam fazer para conseguir uma vaga na Libertadores 2023

galo américa libertadores classificação
Em 2022, os clubes mineiros se encontraram no mesmo grupo da Libertadores (Pedro Souza/Atlético)

A uma rodada do fim do Brasileirão 2022, os mineiros Atlético e América ainda brigam por vagas na Libertadores do ano que vem. Enquanto o Galo está em 7º lugar na tabela, o Coelho ocupa a 9ª posição – uma abaixo do G8, a zona de classificação para o torneio continental.

Então, de que resultados Galo e América precisam para ir à Libertadores de 2023? É “vencer ou vencer”? Mas é possível tropeçar, e ainda assim, conseguir a vaga? Saiba os cenários possíveis.

Galo e América na briga por Libertadores

Atualmente, cinco times já estão garantidos na Liberta do ano que vem. São eles: Palmeiras (campeão do Brasileiro), Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo (campeão da Copa do Brasil e da Libertadores).

De acordo com o regulamento, o Brasileirão costuma enviar à competição, no mínimo, os seis primeiros times da tabela (o G6). Mas após os títulos do Flamengo, foram “criadas” mais duas vagas, porque o clube rubro-negro está garantido no G6.

Nesta temporada, os seis primeiros do Brasileiro irão diretamente para a fase de grupos da Libertadores, enquanto os outros dois times são enviados para a fase classificatória.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, neste momento, o 7º colocado Atlético tem 89,4% de chances de classificação para a Libertadores. Já o América, em 9º atualmente, possui 41,8% de chances.

Majoritariamente, os mineiros brigam pelas vagas com Athletico-PR, Botafogo, Fortaleza e São Paulo. A um jogo do fim do Brasileiro, a “pontuação coringa” para a classificação à Libertadores é 56 pontos, segundo a UFMG. Confira os números dos times na briga, após 37 jogos:

  • 6º – Athletico-PR: 55 pontos e 15 vitórias
  • 7º – Atlético: 55 pontos e 14 vitórias
  • 8º – Botafogo: 53 pontos e 15 vitórias
  • 9º – América: 52 pontos e 15 vitórias
  • 10º – Fortaleza: 52 pontos e 14 vitórias
  • 11º – São Paulo: 51 pontos e 12 vitórias

Galo na briga por Libertadores 2023

Atualmente, com 55 pontos na tabela, o Atlético venceu o Cuiabá na noite de ontem (10) em Belo Horizonte, aumentando as chances de classificação.

O último e decisivo duelo é contra o 4º colocado Corinthians no domingo (13), em São Paulo. Confira os cenários possíveis que garantem a presença do Galo na Libertadores de 2023:

Dependendo apenas de si:

  • Vitória: 58 pontos. Classificação garantida
  • Empate: 56 pontos. Classificação garantida

Dependendo de outros times:

  • Derrota: 55 pontos. Torcer para tropeços de pelo menos dois desses times: Botafogo, América e Fortaleza. 

América na briga por Libertadores 2023

Com três pontos a menos que o Galo (52), mas uma vitória a mais que o rival alvinegro, o América ainda pode ir para a pré-Libertadores. A derrota para o Palmeiras na última rodada diminuiu as chances do Coelho, mas não as eliminou.

Na última rodada, o time mineiro enfrenta o Atlético-GO no domingo (13), em Belo Horizonte. O adversário goiano está praticamente rebaixado à Série B. Caso o América perca o jogo, estará fora da Libertadores e irá para a Sul-Americana em 2023.

Confira os cenários possíveis que garantem a presença do Coelho na Libertadores 2023:

Dependendo apenas de si:

  • Vitória: 55 pontos. Por causa do confronto direto entre Athletico-PR e Botafogo, uma vitória já garante o América no G8.

Dependendo de outros times:

  • Empate: 53 pontos. Torcer para uma derrota do Botafogo para o Athletico-PR por dois gols de diferença, e por tropeços de Fortaleza e São Paulo (podem empatar ou perder).
Edição: Pedro Rocha Franco

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!