Libertadores: Com expulsão de Allan e pênalti perdido de Hulk, Galo fica no empate com o Emelec

emelec galo libertadores
O jogo foi movimentado e teve até interferências do VAR (Pedro Souza/Atlético)

No jogo movimentado contra o Emelec, teve de tudo um pouco: o Galo saiu na frente, sofreu um gol de pênalti, teve um jogador expulso, e no fim, perdeu um pênalti. Válida pela partida de ida das oitavas de final da libertadores, o empate em 1 a 1 ocorreu nesta noite de terça-feira (28) no estádio George Capwell, em Guayaquil (Equador).

Na terça que vem (5), os times decidem quem fica com a vaga para as quartas de final no jogo de volta no Mineirão, em Belo Horizonte.

Lá e cá

O time da casa assustou logo aos 3 minutos, quando Everson repôs errado, a bola ficou viva na área e Cabeza furou na hora da finalização. O Galo respondeu com o chute de Rubens dois minutos depois, mas o goleiro Ortíz espalmou.

Galo na frente

Ainda no início do jogo, o time alvinegro saiu na frente no placar na marca dos 15 minutos de jogo após boa jogada. De Everson para Hulk, que fez o pivô e tocou para Nacho. O argentino deu ótimo passe para Ademir na área e ele não desperdiçou: 1 a 0 para o Galo.

Porém, o clube equatoriano não se acovardou e tentou responder nos minutos finais da primeira etapa.

Quase

Aos 38, o Emelec chegou bem com o chute colocado de Sebastián Rodríguez e a bola passou perto do ângulo. Pouco depois, aos 41, a tentativa de Jackson Rodríguez, livre na área, foi na diagonal e bateu na trave, para alívio da torcida atleticana. Após dois minutos, Sebastián Rodríguez chutou e Everson agarrou.

Na volta para o 2T, aos 7 minutos, o Galo teve uma chance de ouro para ampliar a vantagem no contra-ataque. Hulk tocou para Ademir livre na área, mas o “Fumacinha” chutou em cima do goleiro.

Tudo igual

Até que na marca dos 10, o árbitro foi chamado ao VAR após um lance na área do Emelec. O cotovelo alto de Nathan no jogador Cabeza gerou cartão amarelo ao atleticano e pênalti para o time azul e branco. Na cobrança, Sebastián Rodríguez mandou direto para as redes e empatou o duelo.

Um a menos

Pouco depois, aos 20, a situação ficou mais delicada para o Atlético. Após nova interferência do VAR na partida, o árbitro reviu o lance de Allan com Jackson. Com isso, o volante atleticano foi expulso de forma direta por causa de cotovelada no atleta do Emelec.

Na cara do gol!

Mesmo assim, o time equatoriano não estava tendo tantas chances, já que o Atlético se fechou bastante. Aos 33 do 2T, Caicedo recebeu lançamento na pequena área, demorou muito para chutar e Everson ficou com ela. O Galo respondeu no mesmo minuto com a tentativa de Hulk frente a frente com o goleiro, mas Ortíz salvou o Emelec.

Ah, não…

Quando a partida caminhava para o final, o Atlético teve outra chance boa para voltar à frente no placar. Aos 40, Mejía puxou Hulk na área e o árbitro asssinalou o pênalti. Na cobrança do atacante atleticano, o goleiro Ortíz defendeu e a partida permaneceu em 1 a 1.

No fim, o Galo saiu com aquele “gostinho” de que o resultado poderia ter sido melhor – mas pelo menos, a equipe garantiu o empate com um jogador a menos em campo. No jogo da volta, é o ditado “Em casa a gente resolve”, né Massa?!

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!