Narrador Roberto Queiroz, conhecido como ‘Garganta de Aço’, morre aos 71 anos

garganta de aço roberto queiroz
O narrador marcou gerações, sobretudo no futebol pernambucano (Reprodução/Twitter/@radiojornalpe)

O narrador Roberto Queiroz, da Rádio Jornal (Recife), morreu no último domingo (24), em um hospital do Derby, localizado no centro da capital pernambucana. Também conhecido como “Garganta de Aço”, Queiroz tinha 71 anos de idade e se tornou um dos principais e mais experientes radialistas do Brasil e de Pernambuco.

A causa da morte não foi divulgada. Nas redes sociais, muitos torcedores, jornalistas, colegas e clubes prestaram condolências após a morte de Roberto.

Carreira

Roberto Queiroz iniciou sua carreira em Caruaru, em Pernambuco, junto com o irmão Mané Queiroz, que morreu em 2014. Os dois se tornaram marcantes no rádio do estado. Roberto trabalhou em emissoras como Rádio Clube e CBN, e até recebeu propostas para trabalhar em outros estados, mas preferiu ficar em Pernambuco.

O “Garganta de Aço” não narrava apenas jogos de clubes pernambucanos e também marcou presença em diversas Copas do Mundo, inclusive a última edição, em 2018, na Rússia. A Rádio Jornal, emissora onde Roberto trabalhava, relembrou passagens marcantes da carreira do narrador esportivo (veja abaixo).

Governador lamenta

Por meio das redes sociais, o governador Paulo Câmara (PSB) falou com carinho sobre o radialista: “Pernambuco lamenta a partida da voz que embalou, por décadas, a paixão dos torcedores de futebol no nosso Estado. Roberto Queiroz tinha espaço cativo no coração dos que acompanhavam o esporte pelo rádio, com sua narração emocionante, possante e inconfundível”.

Homenagens

Nas redes sociais, o locutor foi homenageado por clubes do estado, como Sport, Náutico e Santa Cruz, além de jornalistas, fãs e torcedores. Muitos relembraram narrações marcantes e se emocionaram com as contribuições do profissional ao futebol.

“Um dia de tristeza, mas de relembrar e nos orgulhar de ter ouvido Roberto Queiroz, o Garganta de Aço. Nossas condolências aos amigos, familiares e admiradores”, postou o Sport, clube personagem de tantas narrações de Roberto, inclusive a do título do Brasileiro 1987 e a da Copa do Brasil 2008.

“Garganta de Aço, Roberto foi o porta-voz de muitas emoções vividas pelos tricolores”, escreveu o Santa Cruz, que decretou luto oficial de três dias.

“Teve influência direta na minha paixão por futebol e por rádio, era sua voz que transformava o jogo em imagem”, postou Cabral Neto, da Globo. Leia algumas homenagens:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!