Torcedores fazem saudações nazistas e provocam conflitos em Milão

nazismo liga dos campeões dinamo zagreb
Os torcedores croatas causaram confusões na cidade de Milão (Reprodução/Redes sociais)

Os torcedores croatas do Dínamo de Zagreb protagonizaram conflitos e até mesmo manifestações nazistas nas ruas de Milão. Eles foram à cidade na última quarta-feira (14) por causa do jogo contra o Milan, pela Liga dos Campeões.

Pouco antes da partida entre os dois times, 14 foram detidos pela polícia italiana. Eles estavam próximos ao estádio San Siro, do Milan, e carregavam facas e pedaços de madeira.

A informação foi divulgada pelo jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, um dos principais veículos esportivos do país.

Saudações nazistas

Circulam nas redes sociais imagens de dezenas de torcedores do Dínamo de Zagreb caminhando nas ruas da cidade. A maioria deles estava com os braços esticados, um gesto associado ao nazismo (vídeo abaixo).

A atitude foi repudiada pela organização norte-americana “StopAntisemitism”, que expõe grupos e indivíduos que se envolvem em comportamentos antissemitas.

O perfil oficial da entidade fez postagens denunciando as manifestações intolerantes.

Confusões em Milão

Ainda de acordo com a reportagem da “Gazzetta dello Sport”, dois torcedores do time da Croácia foram atacados perto do estádio do jogo. Um dos homens, de 39 anos, levou uma facada nas nádegas.

O jornal reportou que 36 ultras croatas invadiram um supermercado da cidade, o que forçou a evacuação dos clientes. A polícia italiana havia preparado um esquema de vigilância específico para o jogo.

‘Tem que punir’

Nas redes sociais, os registros das saudações nazistas no pré-jogo da Liga dos Campeões repercutiram e muitos fãs de futebol comentaram o acontecimento.

“Se a Uefa [União das Associações Europeias de Futebol] não excluir o Dínamo do torneio e não suspender das competições internacionais, será conivente com atos desse nível”, opinou um internauta. Leia algumas opiniões:

Nazistas na Liga dos Campeões

Os atos considerados nazistas dos croatas não foram os primeiros desta rodada de Liga dos Campeões. Um dia antes, na última terça-feira (13), os torcedores do Eintracht Frankfurt haviam feito saudações similares durante o jogo contra o Olympique de Marselha (vídeo abaixo).

O Eintracht, que ganhou o jogo por 1 a 0, condenou a manifestação por meio de um comunicado. No texto, a instituição afirma que “as ideias antissemitas contrastam fortemente com os valores inequívocos e inabaláveis do clube e suas raízes”.

Milan 3 x 1 Dínamo de Zagreb

Já na partida ocorrida no San Siro, o Milan ganhou o jogo por 3 a 1. Os jogadores Giroud, Saelemaekers e Pobega marcaram para o time mandante. O gol do Dínamo foi feito por Orsic.

Com o triunfo, a equipe italiana pulou para a liderança do Grupo E da competição, com 4 pontos. Já os croatas ocupam o 2ª lugar, com três pontos.

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!