Uefa retira final da Champions de cidade russa e jogo será em Paris

uefa estádio
A Final da Champions está programada para o final de maio, no Stade de France (Reprodução/Instagram/@stadefrance)

Diante da invasão russa em território ucraniano, a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) confirmou hoje (25) a mudança de sede da final da Liga dos Campeões 2022. O Estádio Krestovsky, na cidade de russa São Petersburgo, não receberá mais a partida. Com a alteração, a final da Champions League será no Stade de France, em Paris, no dia 28 de maio.

Segundo a União, a medida foi tomada considerando “a grave escalada da situação de segurança na Europa”. Ontem, a Uefa já havia condenado os bombardeios das tropas militares russas na Ucrânia, ocorridos na madrugada da última quinta-feira (24).

Reunião extraordinária

A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária ocorrida hoje (25). No comunicado, a entidade agradeceu ao presidente da França. “A UEFA deseja expressar os seus mais profundos agradecimentos e apreço ao Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, pelo seu apoio pessoal e empenho em aceitar receber na França aquele que é o jogo de futebol europeu de maior prestígio neste momento de crise sem precedentes”, diz a nota.

A Uefa concorda com o resgate de jogadores de futebol e suas famílias das regiões ucranianas afetadas. “Juntamente com o governo francês, a UEFA apoiará totalmente os esforços de várias partes interessadas para garantir o resgate de jogadores de futebol e das suas famílias na Ucrânia, que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e deslocamento”, garantiu a entidade.

Estádios neutros

Outra decisão importante diz respeito ao mando de jogos de times e seleções da Rússia e da Ucrânia. “O Comitê Executivo da Uefa decidiu também que as equipes e seleções russas e ucranianas que participam nas competições da Uefa serão obrigadas a jogar os seus jogos em casa em locais neutros até novas indicações”, estabeleceu.

Por fim, a Uefa ressaltou que acompanha a situação na Europa, que poderá possibilitar mais reuniões. “O Comitê Executivo da Uefa decidiu ainda permanecer atento, de forma a convocar novas reuniões extraordinárias, regularmente, sempre que necessário, para reavaliar a situação à medida que esta for evoluindo e adotar novas medidas conforme necessário”, conclui a nota.

Estádio onde será decidida a Liga dos Campeões 2022 (Reprodução/Instagram/@stadefrance)

Uefa apoia povo ucraniano

Ontem (24), a Uefa também declarou apoio à população atingida pelos ataques militares russos: “Continuamos resolutos na nossa solidariedade com a comunidade do futebol na Ucrânia e estamos prontos para estender a nossa mão ao povo ucraniano”.

Campeonato Ucraniano suspenso

Diante da invasão das tropas russas na Ucrânia, o campeonato nacional de futebol do país atingido foi oficialmente suspenso, a 12 rodadas do fim da competição. É o que diz o breve comunicado divulgado ontem (24) pela Premier League Ucraniana (UPL): “Devido à imposição da lei marcial na Ucrânia, o Campeonato Ucraniano está suspenso”.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!