‘Negou proposta’: Cruzeiro rebate Fábio após saída conturbada e desabafo de ídolo celeste

cruzeiro e fabio
Clube afirma que fez sacrifício em proposta negada por Fábio (Reprodução/@cruzeiro/Twitter + Reprodução/@fabiogoleirooficial/Instagram)

O Cruzeiro publicou hoje (6) uma nota oficial sobre a saída do goleiro Fábio do clube. Após o atleta divulgar que não renovaria o contrato com o time mineiro, a administração se posicionou em contradição com algumas das afirmações de Fábio. O clube afirma que fez “sacrifício econômico” em proposta ao atleta, que teria recusado os termos da renovação.

Segundo o Cruzeiro, os valores oferecidos a Fábio estavam de acordo com a situação financeira do clube e com o prestígio do atleta. “As decisões no Departamento de Futebol visam a construção de uma equipe competitiva, sustentável e que esteja a altura da grandeza do clube. Foi exatamente um projeto nessas condições que foi apresentado ao goleiro de 41 anos, que o negou”, afirma o comunicado (leia na íntegra abaixo).

A nota também afirma que foi levada em consideração a responsabilidade econômica da entidade. “Necessário ressaltar que, ainda assim, sendo Fábio o ídolo que é, um importante sacrifício econômico foi feito. Foi oferecido ao jogador um contrato que certamente extrapolava o razoável para um clube publicamente deficitário. Os termos desta proposta não foram aceitos pelo atleta e seu agente”, continua.

Contradições

O comunicado vai de encontro às declarações do goleiro, que afirmou que sua saída foi uma decisão unilateral por parte do clube. “Em nenhum momento da conversa me deram a opção de continuar. Não fico triste pela minha história e amor ao clube, pois sei que meu amor e respeito ao Cruzeiro Esporte Clube nunca se apagarão, mas fiquei triste porque me sinto pronto para trabalhar e ajudar ainda mais o Cruzeiro. Lutei, insisti e tentei, infelizmente em vão!”, desabafou o atleta.

Em outro momento de seu comunicado, o goleiro afirma que estaria disposto a ajudar o time no que fosse necessário, inclusive com adequação do teto salarial. “Quero deixar claro que aceitaria a readequação ao novo teto salarial, mas essa nova administração não me deu essa opção. Sempre estive pronto para ajudar o Cruzeiro, inclusive me readequando a nova realidade, o que já fiz em outros momentos de dificuldade do clube”, afirmou.

‘Desrespeito’

O posicionamento do clube não foi bem recebido pela torcida. Nas redes sociais, chovem críticas à gestão e às decisões que culminaram na saída de Fábio. “Que nota fria, cruel e sem qualquer respeito ao Fábio e principalmente, com a torcida”, escreveu um seguidor.

Protestos

A revolta da torcida com a saída do goleiro é tão grande, que a Máfia Azul, maior torcida organizada do Cruzeiro, convocou um protesto para pedir a permanência do goleiro Fábio no clube, na madrugada de hoje (6). Desde que anunciou a saída do time após conflitos nas negociações e decisão do time mineiro, o jogador vem recebendo apoio de torcedores que definem a situação como “inaceitável”.

“A Torcida Máfia Azul CRU-FIEL-FLORESTA vem por meio deste convocar todos os seus integrantes e demais cruzeirenses para um protesto amanhã, 06/01, em razão da permanência de um dos maiores atletas da história do nosso Clube. Não esqueça de levar o seu foguete, sinalizador e bomba”, anunciou o perfil de torcedores no Twitter.

Nota do Cruzeiro na íntegra

“O Cruzeiro esclarece à sua torcida pontos importantes sobre a não renovação do goleiro Fábio. É fundamental lembrarmos que o Cruzeiro tem um desafio imenso de reorganização que precisa ser planejada e executada considerando a sobrevivência da entidade. Nesse sentido, a reestruturação precisa ocorrer em diversos campos: financeiro, organizacional, administrativo e, claro, esportivo. Muitas decisões não são populares mas precisam ser adotadas.

O projeto esportivo que vem sendo implantado considera critérios técnicos e a constituição de um plano de longo prazo para a instituição. As decisões no Departamento de Futebol visam a construção de uma equipe competitiva, sustentável e que esteja a altura da grandeza do clube. Foi exatamente um projeto nessas condições que foi apresentado ao goleiro de 41 anos, que o negou.

A proposta respeitava também a imprescindível responsabilidade econômica da entidade. Necessário ressaltar que, ainda assim, sendo Fábio o ídolo que é, um importante sacrifício econômico foi feito. Foi oferecido ao jogador um contrato que certamente extrapolava o razoável para um clube publicamente deficitário. Os termos desta proposta não foram aceitos pelo atleta e seu agente.

O Cruzeiro, desde o início e com enorme respeito, deixou claro que a proposta  respeitava sua relevância e admirável história de 18 anos no clube. Fundamental esclarecer que o desejo do Cruzeiro era de ampliação de vínculo, embora não pelo mesmo prazo desejado pelo atleta. A proposta era de que Fábio pudesse, em campo, ao longo do Campeonato Mineiro, se despedir da torcida como ele e a própria torcida merecem. Inclusive, o Cruzeiro segue aberto para que inúmeras homenagens extracampo aconteçam.

Não é mais possível aceitar um perfil de administração que fez tantos clubes chegarem a um cenário de inviabilidade. O Cruzeiro tem clareza de que não há outra forma de manter a história de um dos maiores clubes de futebol do mundo que não seja com uma gestão responsável, com colaboradores e atletas que estejam plenamente alinhados a esse pensamento.”

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!