As Paralímpiadas de Paris 2024 começaram bem para a delegação do Brasil. Em apenas dois dias de competição, o país conquistou cinco medalhas de ouro. Além da primeira medalha, no primeiro dia de competições, nessa sexta-feira (30), no segundo dia, por quatro vezes os brasileiros subiram no lugar mais alto do pódio.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
O Brasil já havia conquistado a medalha de ouro com o mineiro Gabriel Araújo, que venceu a prova final da natação dos 100m costas da classe S2 (limitações físico-motoras), na quinta-feira (29).
Na sexta-feira (30), o dia começou bem, com o paulista Júlio César Agripino batendo recorde mundial e paralímpico de distância e levando a medalha dourada no Atletismo, nos 5.000m na classe T11 (deficiências visuais),
Mais tarde, foi a vez de Ricardo Mendonça fazer o melhor tempo nos 100m da classe T37 (paralisados cerebrais) e garantir o terceiro ouro para o Brasil. Ele conquistou o tempo de 11seg07.
Ainda no Atletismo, Petrúcio Ferreira brilhou nos 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores). Com o tempo de 10s68, melhor marca na temporada, ele levou o tri-campeonato e garantiu a quarta medalha de ouro para o Brasil.
Já o quinto feito brasileiro das Paralímpiadas de Paris 2024 veio com Ana Carolina Moura. A atleta mineira conquistou a primeira medalha de ouro da história do taekwondo feminino para o país. Ela derrotou a francesa Djelika Diallo por 13 a 7 na final da categoria até 65kg na classe K44.
O Brasil está em quarto lugar no quadro de medalhas, com 5 de ouro, 1 de prata e 9 de bronze.