Final do Mineiro pode ter público nas arquibancadas neste fim de semana

Campeonato mineiro
(Cristiane Mattos/FMF)

Atualizado às 19h43 do dia 18/05/2021 para incluir posicionamento do Governo de Minas e do América.

Um pedido do presidente do América, Alencar da Silveira Júnior, pode fazer com que a final do Campeonato Mineiro tenha a presença de 400 torcedores na arquibancada do Mineirão, no próximo sábado (22). O pedido, feito aos governos municipal e estadual, prevê a participação de torcedores, desde que vacinados, pela primeira vez desde o início da pandemia.

De acordo com ofício enviado à PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) e ao Governo de Minas, o presidente pede que 200 torcedores americanos e 200 atleticanos que já tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 possam assistir ao jogo no estádio.

O que diz a FMF?

O presidente do clube alviverde, que também é deputado estadual pelo PDT, afirmou à rádio Itatiaia que o presidente da FMF (Fundação Mineira de Futebol), Adriano Aro, viu a proposta “com bons olhos”. Procurada pelo BHAZ, a fundação ressaltou que segue as orientações das autoridades de saúde e que o pedido deve ser viabilizado com essas autoridades, já que, conforme o protocolo atual, a liberação do público não seria possível.

“Temos a consciência também de que vários cidadãos já foram vacinados e é neste sentido que buscamos despertar a esperança da população de que em breve todos nós retomaremos a nossa rotina de normalidade”, diz trecho do ofício. No documento, Alencar da Silveira Júnior propõe que a seleção dos torcedores seja feita “por cada clube, utilizando plataformas digitais e em forma de sorteio”.

O que dizem a PBH e o Governo de Minas?

Já a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que ainda não foi consultada oficialmente sobre o assunto. “Assim que for enviado, o ofício passará por avaliação”, completou a administração municipal.

O Governo de Minas, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), afirmou, em nota (leia na íntegra abaixo), que “de acordo com as definições do Plano Minas Consciente, e também conforme reuniões realizadas com a Federação Mineira de Futebol, ainda não há previsão para o retorno do público aos estádios, devido à necessidade de obediência aos protocolos sanitários”.

O que dizem os clubes?

O BHAZ também procurou o América e o Atlético. O América ressalta que a solicitação foi feita de forma independente pelo presidente do clube, e se posiciona por meio das publicações do deputado no Twitter. “Precisamos mostrar para a população a importância de ser imunizado e que a vacinação é a esperança para voltar a normalidade. O público de 400 pessoas na final será um ato simbólico para mostrar que ainda há esperança”, publicou Alencar na rede social.

“Com o avanço da vacina vamos poder frequentar espaços com muitas pessoas, como os estádios de futebol. Sabemos da atual situação delicada em função da pandemia, por isso o número reduzido de 200 pessoas de cada lado, vacinadas, com máscara e distanciamento”, completou.

Já o Atlético não se pronunciou sobre o assunto.

Nota da SES

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que, de acordo com as definições do Plano Minas Consciente, e também conforme reuniões realizadas com a Federação Mineira de Futebol (FMF), ainda não há previsão para o retorno do público aos estádios, devido à necessidade de obediência aos protocolos sanitários. A SES-MG reforça que segue acompanhando diariamente os dados epidemiológicos e assistenciais relacionados à covid-19 em Minas, para as tomadas de decisão de forma segura para a população”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!