Promotoria espanhola retira todas as acusações de fraude e corrupção contra Neymar

neymar
Promotoria pedia 2 anos de prisão por irregularidades na transferência para o Barcelona (Reprodução/@neymarjr/Instagram)

A Promotoria espanhola retirou, nesta sexta-feira (28), as acusações contra Neymar e os outros acusados no julgamento do caso DIS. Assim, o brasileiro não é mais denunciado pelo crime de fraude ou corrupção.

Segundo o Ministério Público, os pais de Neymar, Sandro Rosell e Odilio Rodrigues também são dispensados de culpa. A decisão foi anunciada pelo jornal Marca.

O promotor responsável negou que os 40 milhões pagos a Neymar, para que ele não assinasse com outro clube, teriam origem em propina.

Promotor avalia que não houve propina

“Este julgamento foi baseado em presunções, não em provas. E o DIS tem o direito de pensar que se beneficiou menos com a transferência de Neymar, mas errou em sua jurisdição, pois deveria ter ido para a cível e não para a criminal”, afirmou o promotor nas conclusões.

“Não foi propina. Foi um simples prêmio de assinatura para o jogador vir. É como agora que o Barcelona colocou uma cláusula de rescisão de 1.000 milhões em Gavi porque eles querem anular a competição. Bem feito”.

A própria promotoria pedia dois anos de prisão e multa de 10 milhões de euros, cerca de R$ 54,2 milhões. Já a DIS pedia cinco anos de prisão para Neymar.

Entenda o caso DIS

O atacante Neymar, do PSG e da seleção brasileira, foi a julgamento no dia 17 de outubro deste ano, cerca de um mês antes da Copa do Mundo do Catar, que tem início em 21 de novembro.

Além do atleta, os pais dele, a empresa da família e os clubes Barcelona e Santos eram acusados de fraude e corrupção no processo de transferência de Neymar do time brasileiro ao catalão em 2013.

Neymar teria assinado, em 2011, contratos simulados com o Barcelona, “ignorando que os direitos do jogador pertenciam ao Santos e à DIS, grupo de empresários”.

O processo partiu da reclamação do grupo de investimento brasileiro DIS, que detinha parte dos direitos de transferência da Neymar. Na alegação, o DIS relatou ter sido prejudicado ao receber menos dinheiro do que deveria receber na época da contratação de Neymar pelo Barcelona.

Caso daria prisão

Assim, a promotoria solicitava dois anos de prisão para o atleta brasileiro, bem como o pagamento de multa de 10 milhões de euros, cerca de R$ 54,2 milhões. Já a DIS pedia cinco anos de prisão para Neymar, e que ele seja proibido de jogar futebol durante esse tempo.

Continua agora a acusação particular da DIS, que também retirou a acusação contra a mãe de Neymar.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!