Mesmo sem confirmar imunização, Djokovic é inscrito em torneio que exige vacina

novak djokovic
Djokovic ainda não confirmou se foi imunizado contra a Covid-19 (Reprodução/Instagram/@djokernole)

O tenista Novak Djokovic foi confirmado no torneio Australian Open, que permitirá apenas a entrada de pessoas vacinadas contra a Covid-19, entre jogadores, equipe, acompanhantes e torcedores. O sérvio ainda não afirmou se foi imunizado e a Federação Australiana de Tênis negou ter feito exceção para aceitá-lo no evento esportivo. O torneio será disputado em Melbourne, no estado da Vitória, no mês de janeiro de 2022.

Lista completa

Confira a lista completa de competidores inscritos no Australian Open, que incluei Djokovic, nas imagens abaixo. O suíço Roger Federer passa por uma reabilitação de cirurgia no joelho e não irá competir, assim como a norte-americana Serena Williams, que alegou não estar em condições físicas ideais.

Djokovic em Sidney

No início da semana, o vencedor de 20 Grand Slams também foi escalado para defender a Sérvia no ATP Cup, em Sydney, no início do ano que vem. Surgiu um rumor sobre uma possível exceção médica que permitiria a entrada do tenista na província de New South Wales, onde está localizada a cidade australiana. Porém, a informação ainda não foi confirmada.

‘Não é chantagem’

Ao final de novembro, Srdjan Djokovic, o pai do tenista, afirmou em entrevista ao site sérvio B92 que o filho poderia não jogar a competição, diante das medidas. “No que diz respeito às vacinas e não vacinas, é direito pessoal de cada um de nós sermos vacinados ou não. Ninguém tem o direito de entrar em nossa intimidade. Sob essa chantagem e essas condições, [Novak] provavelmente não vai jogar. Eu não jogaria. Ele é meu filho e decide por si só”, defendeu.

Martin Pakula, o ministro do Esporte de Vitória, afirmou que a medida é adotada com base nos protocolos do estado. “Se você está visitando um tenista internacional ou um esportista de qualquer tipo, é sobre a sua responsabilidade com a comunidade para a qual você está sendo convidado. Não é chantagem. É para garantir que a comunidade de Victoria está protegida”, ressaltou.

Relembre a decisão

Ao final de outubro, Jeroen Weimar, comandante de resposta da Covid-19 do estado da Vitória, afirmou que o torneio permitirá apenas a entrada de pessoas vacinadas. Tenistas como o número 1 do mundo Novak Djokovic se mostraram contra a medida.

Segundo o jornal Sydney Morning Herald, Weimar disse que os outros eventos já feitos em moldes parecidos ressaltam que a medida não será alterada para a competição de tênis. “Não gerencio o Australian Open, mas o torneio será para espectadores e participantes vacinados. Queremos apenas pessoas vacinadas nesses grandes eventos esportivos. Temos experiência fenomenal e tradição aqui de realizar eventos esportivos incríveis e com segurança. Não vamos mudar isso agora”, afirmou.

“Teremos muitas restrições. Gostaria que todos os jogadores se unissem um pouco mais e se implicassem na tomada de decisões. Sinto que não é perguntado nada a nós em absoluto. Não sei se vou jogar o Aberto da Austrália”, criticou Novak Djokovic na época. O sérvio já deu diversas declarações polêmicas durante a pandemia e já promoveu um torneio sem medidas de distanciamento. Na ocasião, ele contraiu Covid-19.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!