Técnico de atletismo Rana Reider é investigado por má conduta sexual, segundo jornal

rana reider
O técnico norte-americano disse que não está sabendo da investigação (Reprodução/@ranareider/Instagram)

O técnico de atletismo Rana Reider, que já trabalhou com diversos atletas de alto nível, está sendo investigado pelo US Center for SafeSport (Centro Americano pelo Esporte Seguro, em tradução livre) após receber acusações de má conduta sexual por parte de muitos atletas. A notícia foi divulgada com exclusividade pelo jornal britânico The Guardian.

Técnico é conhecido

Rana Reider, de 51 anos, já treinou diversos atletas olímpicos e campeões mundiais. Alguns exemplos são o canadense Andre de Grasse, medalhista de ouro nos 200 m em Tóquio 2020, e o norte-americano Christian Taylor, campeão do mundo no salto triplo. Reider coordena um centro de treinamento de elite com sede no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

O Centro Americano pelo Esporte Seguro, que investiga Rana Reider, é um poderoso e independente órgão que trabalha com apurações de denúncias e reclamações contra abuso e má conduta em esportes olímpicos.

Encerramento da união com atletas

Ainda segundo o The Guardian, as denúncias provocaram algumas orientações aos atletas britânicos Adam Gemili e Daryll Neita por parte da UK Athletics (UKA), o órgão que coordena o atletismo no Reino Unido. De acordo com a UKA, Gemili e Neita teriam de finalizar o contato profissional com o treinador. Caso contrário, teriam suspensos tanto a associação de cada um ao World Class Programme, do governo do Reino Unido, quanto o fundo de loteria. Outros atletas que pensam em mudar para os Estados Unidos para treinar com Reider também foram avisados dessas condições.

Reider nega culpa

O jornal britânico entrou em contato com o técnico, que alegou não estar sabendo das investigações. “Você pode contatar meu advogado, porque isso é novo para mim”, afirmou o norte-americano. Ryan Stevens, o representante de Reider, afirmou que as acusações são ausentes de provas. “O momento e os motivos suspeitos associados a esses ataques não comprovados à reputação de Rana precisam ser totalmente investigados e examinados, e não foram”, defendeu o advogado.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!