Time feminino é rendido por assaltantes ao sair de estádio e jogadora é abusada: ‘Filme de terror’

time feminino abelhas rainhas
Jogadoras e comissão técnica passaram por um assalto traumatizante (Reprodução/Instagram/ @abelhasrainhasdepicos)

Filme de terror. Foi assim que Quitéria Alves, presidente do time de futebol feminino Abelhas Rainha, do Piauí, resumiu a noite de ontem (1º). É que o ônibus em que estavam as jogadoras e a comissão técnica foi atacado por uma dupla de assaltantes. Quando a equipe se preparava para deixar o estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, os criminosos as surpreenderam.

Além disso, uma das jogadoras foi abusada sexualmente dentro do ônibus, como informou o técnico Begão Silva. A identidade dela foi preservada e de acordo com a diretoria, a atleta pode ser poupada da próxima partida.

Segundo a FFP (Federação de Futebol do Piauí), a Polícia Militar dispersou os assaltantes com tiros para cima. Ninguém foi preso, mas a bolsa da presidente do clube caiu durante a fuga dos homens e foi recuperada.

‘Muito aterrorizante’

Quitéria Alves relatou o trauma após a situação, em conversa com o ge. “Pareceu um filme de terror. A ficha veio cair no ônibus quando a gente estava vindo embora. Nem consegui dormir, pensativa em tudo o que aconteceu, que poderia ter sido pior, que poderia ter tomado outro rumo essa história, poderia ter tido um mar de sangue com muita atleta correndo, motorista correndo”, disse a dirigente.

Ainda segundo ela, o time foi desacreditado pela FFP. “Muito aterrorizante. O que mais me dói é ter que ter ouvido de um representante da federação é que estamos erradas nesta situação”, afirmou.

‘Não tem tempo de sair junto’

Begão Silva, técnico da equipe, disse que o esquema de saída do estádio imposto pela federação pode ter facilitado o assalto.

“A gente não tem tempo de sair todo mundo junto, porque o pessoal da federação fica pressionando a gente para desocupar logo o vestiário. Aí a gente fica levando de pedaço em pedaço as coisas. Se todo mundo tomasse banho e saísse junto, seria mais difícil assaltar todo mundo junto”, pontuou.

O treinador do time feminino também afirmou que poucas pessoas estavam levando os pertences para o ônibus. “Agora, quando vê que é mulher… Só tinha eu e o motorista carregando [os pertences]. Só deu tempo da gente sair para buscar o resto e aconteceu, o cara puxando a bolsa e saindo correndo”, lembrou.

Sem disparos

O Major Tiago Ribeiro, diretor de comunicação da PM-PI, informou à reportagem do ge que não há relatos sobre tiros disparados pelos policiais no ocorrido com o time feminino. Além disso, Ribeiro ressaltou que o assalto não foi consumado devido à atuação da equipe que estava à disposição no evento esportivo.

O que diz a FFP?

Já a federação informou que segue todos os protocolos de segurança dentro dos locais onde são realizadas as competições, mas que “na parte externa dos estádios, a segurança é de responsabilidade do Estado”.

“A FFP esclarece que sempre primou pela segurança de todos os evolvidos nos jogos em todas as dependências das praças esportivas do Estado, mas, infelizmente, fora dos estádios todos nós estamos sujeitos à insegurança que impera em nossa sociedade”, disse, em nota (leia na íntegra abaixo).

A entidade alegou ainda que a guarnição da Polícia Militar presente no local agiu prontamente, “chegando inclusive a correr atrás dos meliantes, dando disparos de arma de fogo para cima, mas infelizmente não conseguiu prender nenhum deles”. “A FFP informa ainda que está providenciando e solicitando junto à PM-PI o reforço para que nos dias de jogos possa colocar policiamento nos arredores dos estádios para tentar coibir atos desagradáveis semelhantes ao ocorrido”, completa a nota.

Nota da FFP na íntegra

A Federação de Futebol do Piauí informa que segue todos os protocolos de segurança dentro das praças esportivas onde são realizadas as suas competições e que na parte externa dos estádios, a segurança é de responsabilidade do Estado.

No caso em comento, ocorrido na noite desta quarta-feira (1), havia uma guarnição da Polícia Militar no Estádio Lindolfo Monteiro. Assim que soube que estava acontecendo o fato, a PM-PI que estava dentro do estádio prontamente atendeu a ocorrência, chegando inclusive a correr atrás dos meliantes, dando disparos de arma de fogo para cima, mas infelizmente não conseguiu prender nenhum deles.

Durante a fuga, os bandidos deixaram cair a bolsa da dirigente que havia sido tomada de assalto, e tão logo foi recuperada foi devolvida à dona.

A FFP esclarece que sempre primou pela segurança de todos os evolvidos nos jogos em todas as dependências das praças esportivas do Estado, mas, infelizmente, fora dos estádios todos nós estamos sujeitos à insegurança que impera em nossa sociedade.

A FFP informa ainda que está providenciando e solicitando junto à PM-PI o reforço para que nos dias de jogos possa colocar policiamento nos arredores dos estádios para tentar coibir atos desagradáveis semelhantes ao ocorrido.

Por fim, informamos que os jogos da próxima quinta-feira (9) – válidos pela última rodada do Piauiense Feminino – serão disputados nos seguintes horários a saber:

16h – Abelhas Rainha x Tiradentes
18h – Teresina x Fluminense

Atenciosamente,

Federação de Futebol do Piauí.

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!