Torcedores do Atlético de Madrid gritam ‘você é um macaco’ para Vinicius Junior

Torcedores ofendem Vinicius Junior
‘Vinicius, você é um macaco’, gritaram os atleticanos (Reprodução/@tjcope/Twitter)

O atleta brasileiro Vinicius Junior foi, mais uma vez, vítima de ataques racistas na Espanha. Torcedores do Atlético de Madrid, que joga contra o Real Madrid neste domingo (18), entoaram uma música chamando o jogador de “macaco”.

Um vídeo publicado pelo programa “Tiempo de Juego”, da rádio Cope, denuncia a atitude dos torcedores nos arredores do estádio Cívitas Metropolitano. “Você é um macaco, Vinicius, você é um macaco”, gritaram os atleticanos.

Ofensas recorrentes

Vinicius Junior tem sido alvo de ofensas racistas constantemente nos últimos dias. Repercutiu nas redes sociais nessa semana uma declaração do presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, feita durante o “El Chiringuito”, programa esportivo da emissora Mega na Espanha.

Na ocasião, Pedro Bravo criticava as dancinhas de Vini Jr. nas comemorações de seus gols, quando disse que o jogador brasileiro deveria respeitar os adversários e parar de “fazer o macaco”.

“Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer o macaco”, atacou Bravo. Em seguida, o apresentador o interrompeu e exigiu respeito. “Respeito primeiro para Vinicius. Ele é uma pessoa, não um macaco”

Após o episódio, o atleta recebeu apoio de diversas figuras do futebol internacional, inclusive de Neymar e Pelé. O próprio técnico do Real Madrid, no entanto, minimizou o ocorrido. “Na Espanha, não vejo essa forma de racismo”, disse Carlo Ancelotti em entrevista coletiva.

Vinicius Junior se pronunciou sobre o ocorrido na sexta-feira (16). “Dizem que felicidade incomoda. A felicidade um preto, brasileiro, vitorioso na Europa incomoda muito mais. Mas a minha vontade de vencer, meu sorriso e meu brilho nos olhos são muito maiores do que isso”, disse ele em vídeo.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!