Vídeo: Técnico da seleção feminina sub-19 é advertido após empurrar jogadora de volêi e fãs criticam ‘punição’

hylmer dias técnico vôlei
A decisão da CBV foi criticada pelos usuários na internet (Divulgação/CBV)

O técnico Hylmer Dias, da seleção feminina de vôlei sub-19, recebeu uma advertência da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) após empurrar a jogadora Lívia logo antes da atleta entrar na quadra por substituição. O momento, que repercute nas redes sociais desde a segunda-feira (25), ocorreu no jogo entre Brasil e Porco Rico na Copa Pan-Americana sub-19, em Tulsa, nos Estados Unidos (vídeo abaixo).

A entidade brasileira foi criticada por diversos fãs de vôlei na internet, que pediram um tratamento mais severo ao treinador pela conduta inapropriada. A seleção brasileira ficou com a medalha de prata no torneio após perder para os Estados Unidos na final, ocorrida no último domingo (24).

Técnico pede desculpas

Diante da repercussão, o técnico de vôlei tornou suas contas privadas nas redes sociais, mas antes disso, divulgou um comunicado com sua versão por meio de stories no Instagram.

“Quem conhece minha trajetória, sabe do respeito e carinho que tenho por todas as minhas atletas e profissionais com quem treinei. Neste fim de semana, em uma das partidas da Copa Pan-Americana, no intuito de acelerar uma substituição, acabei tendo um gesto mais brusco”, afirmou Hylmer.

O treinador da seleção sub-19 também se defendeu e repudiou a violência. “Por esse ato, peço desculpas à Lívia, à sua família e às demais jogadoras. Reitero que, de modo algum, tive a intenção de agredir ou ser indelicado com a atleta. Como fiz durante toda a minha carreira, repudio qualquer atitude desse tipo”, concluiu Dias.

Advertência formal

Por meio de nota oficial, a CBV afirmou que, após analisar as imagens da partida e ouvir testemunhas, decidiu dar ao técnico de vôlei uma “advertência formal por conduta inapropriada” na última terça-feira (26), dias após o episódio.

A entidade também ressaltou que “trabalha incessantemente por um ambiente pautado pela ética e pelo respeito, e livre de qualquer tipo de violência ou preconceito”. Leia o comunicado completo aqui.

Repercussão

Nas redes sociais, os usuários não ficaram satisfeitos com a nota e queriam ações mais concretas e efetivas da entidade sobre o assunto. Além disso, após a relativa demora para o posicionamento da CBV acerca do episódio, a frase “CBV APOIA AGRESSÃO” chegou a ficar entre os assuntos mais comentados no Twitter. Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!