Homem ‘cresce’ 17 cm após cirurgias radicais e viraliza ao mostrar antes e depois: ‘Mais feliz que nunca’

mr broken bonez
Homem aumentou de tamanho após procedimento (Reprodução/@mrbrokenbonez/Instagram)

Um norte-americano viralizou ao mostrar o processo de cirurgias radicais nos nos ossos das pernas e procedimentos para aumentar a altura. Pelo TikTok, o homem conhecido como “Mr Broken Bonez” (Sr. Ossos Quebrados em tradução livre), documentou sua evolução de 1,65 m para 1,82 m.

O homem passou por duas cirurgias para alongar o fêmur e a tíbia. Ao “LADbible“, ele contou que decidiu passar pelas cirurgias por ser visto a vida inteira como uma pessoa “baixinha”. Bonez explicou que o procedimento é feito a partir de corte nos ossos das pernas para que seja colocada uma haste de metal dentro delas: “Processo doloroso”.

“Todos os dias você gira a chave da haste de metal fora de sua perna, o que aciona a haste interna para alongar lentamente os ossos e os músculos todos os dias. Depois de atingir a altura desejada, o dispositivo de metal externo é removido, e a haste interna permanece intacta até que o osso volte a crescer, então eles [os cirurgiões] a removem”, explicou o homem.

Processo detalhado

Os vídeos publicados nas redes sociais dele detalham os processos, que envolvem sessões de fisioterapia e reforço muscular para ajudar na adaptação às mudanças corporais. No início do processo, ele achou que não alcançaria o objetivo. Agora, com 17 centímetros a mais, ele afirma estar “mais feliz que nunca”.

As imagens do procedimento concluído teve mais de 5 milhões de visualizações no TikTok. Nas mensagens recebidas por ele, muitas pessoas chocadas com essa possibilidade. Assista:

@mrbrokenbonez They said it wasnt possible. From 5’5 to 6’0 using limb lengthening surgery. @LiveLifeTaller #growingtall #growingtaller #growthspurt #limblengthening #limblengtheningsurgery #gettingtall #gettingtaller #sixfoot ♬ Nice For What – Drake

Preço alto e riscos

Apesar do processo estar cada vez mais popular para finalidades estéticas, é indicado para corrigir discrepâncias no tamanho de membros. Muitas pessoas têm procurado pela cirurgia por ser o único meio de crescer na idade adulta.

Contudo, especialistas ouvidos pela BBC alertam para os riscos. O procedimento é complexo e a recuperação demorada. Primeiramente, uma cirurgia em que é feito um corte em um dos ossos da perna, geralmente no fêmur, por ter uma capacidade maior de alongamento. Nele, coloca-se um fixador, externo ou interno ou uma combinação dos dois.

O paciente precisa mexer no fixador todos os dias. Ele tem a função de separar os ossos lentamente, cerca de 1 milímetro por dia, para fazer o alongamento. Esse processo começa 15 dias após a operação, e o corpo produz mais osso para preencher o espaço do alongamento.

A cirurgia é bem cara, por conta da complexidade e demora na recuperação. Cada fixador custa cerca de R$ 40 mil, além da equipe médica, internação, medicamentos e fisioterapia. O valor inicial estimado é de R$ 100 mil. Planos de saúde e SUS (Sistema Único de Saúde) só cobrem custos de alongamentos para correção de deformidades.

É importante frisar que o processo é doloroso, com longo período de recuperação e riscos, e infecções, por exemplo, como em qualquer cirurgia. Além disso, o paciente pode sofrer com embolia pulmonar, problemas de regeneração óssea, lesões vasculares, neurológicas e funcionais. Ainda pode ter deformação e diferença de comprimento entre as pernas.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!