Instituto de BH oferece vagas gratuitas em curso técnico de gastronomia e bolsa de estudos

Além da formação, curso oferece bolsa de estudos e material prático aos alunos (Divulgação/INHAC)

O sonho de ingressar em um curso técnico de gastronomia está prestes a ser realizado para 80 pessoas. É que o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC), do chef mineiro Léo Paixão, está com o processo seletivo aberto para a formação e oferece 80 vagas gratuitas para jovens em situação de vulnerabilidade social em BH. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2024.

Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso tem o intuito de formar novos cozinheiros e embaixadores da gastronomia de Minas Gerais. “Nosso foco é fomentar a inserção produtiva desses jovens no mercado. Vamos formar profissionais com excelência técnica para fortalecer toda a cadeia da gastronomia local”, destaca Léo Paixão, que além de diretor do INHAC, assina o menu de diversos restaurantes da capital.

Qualificação

O curso tem carga horária de 960 horas e será ministrado ao longo de 2024. O projeto didático inclui desde prática e técnicas de gastronomia internacional à história dos queijos e produtos de excelência de Minas, passando pela antropologia da alimentação, gestão de negócios, dentre outros temas.

Além do curso gratuito, os alunos recebem ajuda de custo de meio salário mínimo por mês, vale transporte, uniforme completo, material escolar e material didático, kit completo de higiene pessoal e lanche diário.

Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponível neste link e enviar um vídeo de 30 segundos se apresentando e falando o porquê gostaria de fazer o curso. O vídeo deve ser enviado para o WhatsApp (31) 98371-6452.

Os requisitos para participar do processo seletivo são: idade a partir de 17 anos; jovens em situação de vulnerabilidade social; estar regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou ter concluído o Ensino Médio em instituição de ensino pública. Cinco por cento das vagas serão destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD).

Confira os critérios para seleção

  • Idade a partir de 17 anos;
  • Jovens em situação de vulnerabilidade social;
  • Estar regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou ter concluído o Ensino Médio em instituição de ensino pública; (5% das vagas serão destinadas a Pessoas com Deficiência – PCD).

    Critérios prioritários para seleção de alunos:
  • Renda máxima familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 660);
  • Ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos;
  • Residir em Casas de Acolhimento Social;
  • Recorte prioritário para meninas e jovens LGBTQIAP+ e minorias étnicas sociovulneráveis (quilombolas, indígenas, de comunidades periféricas);
  • Jovens a partir de 17 anos, filhos de pais em situação de rua;
  • Jovens privados de convívio familiar;

    Perfil para as vagas excedentes do INHAC:
  • Jovens acima de 18 oriundos de casas de acolhimento social;
  • Jovens com 17 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas;
  • Mulheres vítimas de violência doméstica em situação socioeconômica frágil;
  • Jovens e mulheres a partir de 17 anos refugiados.
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!